Clube

Memória: Personagens marcantes no clássico de 1983

O Vasco queria escalar Roberto Dinamite, suspenso, no grito, pois a Federação se recusou a julgar um recurso do clube antes da partida. Roberto ainda estava com vários problemas pessoais com sua esposa Jurema. Desta forma, a diretoria, o técnico Oto Glória e o próprio jogador decidiram que ele não jogaria o clássico com o Vasco, dia de 5 de outubro de 1983, pelo Campeonato Carioca.

Com isso, o jogo ganhou outro destaque. O zagueiro uruguaio Daniel Gonzalez fez o gol que deu a vitória do Vasco por 1 a 0, em uma cobrança de falta que resvalou na barreira e deixou o goleiro Raul sem chances de chegar na bola. Após o gol de Gonzalez, aos 21 minutos do primeiro tempo, o jogo subiu muito de produção. O Flamengo tinha mais volume de jogo, mas o Vasco se garantia através de contra-ataques muito rápidos. Só que não conseguiram alterar o placar.

Após acordo com os dois clubes, a renda desta partida foi revertida para os flagelados do Nordeste, que estavam em um terrível situação por causa de vários meses de seca na região. Infelizmente, o sucesso de Daniel Gonzalez no Vasco estava perto de chegar ao fim. No dia 1º de fevereiro de 1985, o craque morreu após uma batida de carro na saída do túnel Dois Irmãos, atual Zuzu Angel, na Barra. O jogador saía de um jantar na casa do colega Cláudio Adão.

Daniel tinha 30 anos e já havia jogado em outros clubes brasileiros como a Portuguesa e o Corinthians, em São Paulo, e era o defensor número 1 do seu país. O zagueiro ainda deixou dois filhos menores com a esposa Mabel Puga, que também estava no carro na hora do acidente, mas escapou da morte.

Os jogadores do Vasco ao saberem da morte do companheiro ficaram transtornados e o clube declarou luto pelo atleta. Os adversários Flamengo e Fluminense também tiveram a mesma atitude. O corpo de Daniel Gozalez foi embalsamado e levado para sua terra natal acompanhado por uma delegação vascaína. Nove anos mais tarde, o clube passaria pela mesma situação, desta vez com a morte do atacante Denner.

Vasco: Acácio, Galvão (Roberto Teixeira), Daniel Gonzalez, Nenê e João Luís; Serginho, Dudu, Geovani e Pedrinho Gaúcho; Marcelo (Ernani) e Paulo Egídio.
Técnico: Oto Glória.

Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Andrade, Vitor, Adílio e Robertinho; Élder e Júlio César (Mozer).
Técnico: Cláudio Garcia.

Fonte: Jornal dos Sports