Memória: em 88, virada histórica na raça contra o Fluminense
Em 29 de maio de 1988 o Vasco protagonizou uma virada histórica contra o Fluminense, em jogo válido pela final da Taça Rio, no Maracanã. A vitória de 2 a 1 foi marcada pelo poder de superação do time cruzmaltino, que reverteu um placar adverso em apenas três minutos. Vencendo com um gol de Tato, aos 38 minutos do primeiro tempo, o Fluminense não imaginava que, aos 21 da etapa final, um furacão chamado Bismarck entraria em campo e mudaria a história do clássico. Tanto que, aos 35, foi dele a jogada que iniciou a reação vascaína, ao cabecear para o gol e o goleiro Paulo Vitor espalmar nos pés do atacante Vivinho (foto). Em seguida, aos 38, Romário entortou a defesa do Flu, chutou e o goleiro, novamente, deu rebote. Bismarck estava lá para conferir e decretar o triunfo vascaíno. Ao final do jogo, o Baixinho, que ainda iniciava sua caminhada aos mil gols, já demonstrava personalidade forte.
"Não marquei gol, mas fiz a jogada para o Bismarck marcar o da vitória", disse Romário, ao Jornal dos Sports.
Bismark, o destaque da partida, ainda deu uma de profeta.
"Estamos vivendo grandes dias no Vasco e vamos trabalhar agora para conquistar o Campeonato", afirmou ao "Cor-de-Rosa". Dito e feito, no mesmo ano o Vasco também se tornaria Bicampeão Carioca.
Vasco - Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Henrique e Geovani; William (Bismarck), Vivinho e Romário.
Técnico: Sebastião Lazaroni.
Fluminense - Paulo Vitor, Edinho, Vica, Ricardo e Eduardo; Jandir, Leomir e João Santos; Jorginho, Washington e Tato.
Técnico: Ismael Kurtz. (P.C)