Futebol

Memória: Em 1988, Vasco ficava com a mão na taça

O Vasco entrava na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca de 1988 com um ponto extra por ter conquistado a segunda e a terceira fase da competição. O time estava confiante, pois havia acabado de vencer o rival por 3 a 1, com direito a show. Já do outro lado, entrava em campo uma equipe desacreditada pela torcida e com vários jogares insatisfeitos, entre eles Renato Gaúcho. Foi com esse panorama que o time de São Januário venceu o Flamengo por 2 a 1 e deu mais um passo para a conquista do Estadual daquele ano.

Entretanto, o jogo começou melhor para o Rubro-Negro, que dominou todo o primeiro tempo. Logo no início, aos oito minutos, Bebeto abriu o marcador do Maracanã. Edinho enfiou a bola para o atacante, que dominou e tocou no canto direito de Acácio para fazer 1a 0.

Depois do gol, o Vasco, que já não se encontrava em campo, desesperou-se e abusou das jogadas violentas. Mas o Vasco que terminara o primeiro tempo, não seria o mesmo que começaria o segundo. Tanto é que logo aos cinco minutos, Bismark pegou a bola na entrada da área, passou por Edinho e Bebeto e chutou no canto direito de Zé Carlos para empatar o jogo. O gol era o que o time cruzmaltino precisava para acordar em campo. Então, o Vasco passou a pressionar o Flamengo, que não aguentou e, aos 16, sofreu a virada com Romário. A partir daí, o time cruzmaltino recuou e quem brilhou foi Acácio, segurando o resultado. A vitória colocou o Vasco com uma mão na taça do Campeonato Carioca.

Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Henrique; Vivinho, Bismark e Romário.

Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton (Júlio César Barbosa) e Alcindo; Renato, Bebeto e Zinho.

Fonte: Jornal dos Sports