Memória: Carioca de 82 teve sabor de vingança
Enfim, chegou a hora da vingança. O Vasco, que havia perdido o título carioca de 81 e a Taça Guanabara de 82 para o Flamengo, tinha a oportunidade de dar o troco no triangular decisivo do Carioca de 1982.
A fase final foi disputada por Vasco, Flamengo e América, que ganhara o segundo turno, mas que acabou eliminado no triangular. Sem o Diabo, o clássico dos milhões decidiria mais uma vez o Estadual. Mais de 113 mil torcedores puderam assistir a uma partida emocionante no Maracanã. Nervosas, as duas equipes perderam gols incrívies o que aumentou ainda mais a dramaticidade da partida.
Zico, aos 17 minutos, perdeu gol incrível após falha da zaga vascaína. Do lado vascaíno, Dudu, aos 30 minutos, desperdiçou, cara a cara com Raul, levando os torcedores à loucura.
Assim, o primeiro tempo terminou em 0 a 0 deixando para o segundo tempo a decisão do campeonato. Na etapa final, o time de Roberto Dinamite entrou com mais vontade em campo e matou logo a partida na primeira jogada de ataque. Numa cobrança de córner de Pedrinho Gaúcho, Marco Antônio Rodrigues desviou de cabeça e fez 1 a 0 para o time cruzmaltino.
O gol tirou Júnior do sério, que minutos depois foi expulso por José Roberto Wright. Com um a mais em campo, o Vasco dominou a partida até o final. A vingança vascaína estava completa.