Futebol

Membros da cúpula conversam com a 777 para alinhar possíveis investimentos

O Vasco atravessa momento de crise, que aumenta a cada rodada com os seguidos resultados negativos no Brasileiro. A equipe volta a campo contra o Flamengo, em clássico que acontecerá já em junho, com promessas da diretoria que ainda não foram cumpridas e as esperanças da torcida depositadas na janela de transferências, mas sob dúvidas.

O time do técnico Maurício Barbieri venceu apenas um dos últimos 11 jogos. Com seis pontos, o Cruz-Maltino está na zona de rebaixamento e pode ver a situação ficar ainda pior com o complemento da rodada.

Em meio à turbulência, há o resgate de declarações do diretor esportivo Paulo Bracks, do diretor técnico Abel Braga e de Barbieri para se reforçar que o discurso de outrora é bem diferente do que foi colocado em prática até aqui.

"Passaremos por uma reformulação e eu quero esse elenco pronto no início de abril. 15 de abril é a estreia da Série A. Queremos ter um grupo 80% ou 90% pronto para isso, com três meses de trabalho do treinador para começar a implementar a filosofia", disse Bracks, em coletiva realizada no dia 6 de dezembro.

Para 2023, o Vasco foi ao mercado e investiu cerca de R$ 108 milhões. O clube apresentou reforços ao longo do Carioca e, no decorrer da competição, avaliou o elenco, que apresentava lacunas evidentes. Os reforços após o Estadual foram o volante Mateus Gonçalves, o meia Carabajal e o atacante Rwan Cruz — todos pouco utilizados até o momento.

O volante estreou na derrota para o Fortaleza, entrando no segundo tempo. Carabajal entrou contra Bahia e São Paulo, somando 44 minutos em campo. Rwan, por sua vez, foi opção contra Bahia e Fluminense, e atuou por 32 minutos, com dados do "OGol".

A diretoria está no mercado em busca de novas peças. Até aqui, há negociações avançadas com Serginho, atacante de 28 anos que está no Giresunspor, da Turquia, nome que também não levou empolgação às bandas da Colina.

Enquanto isso, membros da cúpula conversam com a 777 Partners para alinhar possíveis investimentos na próxima janela. E os resultados em campo aumentam ainda mais a pressão para acertos com nomes que "cheguem para jogar". Por outro lado, há a renegociação de parcelas de transações realizadas no começo do ano.

Recentemente, integrantes do clube associativo, que detém 30% das ações, externaram grande preocupação com o desempenho no início do Brasileiro. Além disso, houve protestos na última semana em frente à sede administrativa e na porta do CT. Após a derrota para o Santos, em São Januário, gritos contra Barbieri e diretoria também puderam ser ouvidos de forma uníssona.

E o protagonismo?

Nas primeiras rodadas do Brasileiro, o Cruz-Maltino vem se mostrando um time com dificuldades de propor o jogo e evidencia uma estratégia de atuar nos contra-ataques, ponto diferente do que foi indicado por Barbieri na coletiva de apresentação, quando falou em "equipe que busca o protagonismo".

"Um dos fatores que pesou para eu estar aqui hoje é que a torcida do Vasco, mesmo em momentos difíceis, se fez presente e tornou difícil a vida dos adversários. Poder representar esses torcedores também é motivo de satisfação. Gosto de ter uma equipe agressiva, que busca o protagonismo. Isso pode ser feito de diferentes formas", afirmou, na ocasião.

O Vasco é o time que mais realiza cruzamentos na Série A, com 214, e tem uma média de 47.06% de posse de bola, segundo o "Fooststas".

"Não vai sofrer mais"

Porém, a entrevista que, talvez, mais esteja sendo lembrada neste momento é de Abel Braga. Ele ocupa a função de diretor técnica, após se aposentar da beira dos gramados no ano passado, e havia prometido que a

"Eu preciso dizer uma coisa para o torcedor do Vasco. Trabalhando em um clube-empresa, aqui conversando com alguns mais antigos, já se tornou perfeitamente desse Vasco novo, desse Vasco 777... O torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Acabou. O sofrimento foi até o jogo com o Ituano [que garantiu o acesso, no ano passado]", salientou, à época.

"Estão com um treinador de altíssimo nível. Atleta maravilhado com o trabalho, mesmo tendo dois dias. Vai jogar dentro daqui que o torcedor vascaíno espera, que é um time marcando alto, chegando, propondo", completou.

Fonte: UOL Esportes