Futebol

Médico do Vasco fala sobre lesões de Carlos Alberto em 2010

Há sete jogos fora do Bahia, o apoiador Carlos Alberto pode enfim voltar ao time neste final de semana, contra o Atlético-GO. E o retorno do jogador seria uma grande novidade já que neste Campeonato Brasileiro o meia atuou em menos da metade das partidas pelo Tricolor baiano – foram apenas 15 em 33.

Os médicos do Bahia já haviam liberado Carlos Alberto para voltar a campo, mas o agravamento de uma pubalgia fez com optassem por manter o jogador fora por mais um tempo.

Em sua trajetória no futebol, Carlos Alberto, de apenas 26 anos, sofreu muito com as lesões, que impediram de emplacar uma sequência de boas temporadas e de ter buscado um espaço como uma das estrelas do futebol nacional.

Os dois últimos anos não foram dos melhores para o jogador. Após uma boa passagem pelo Vasco em 2009, na campanha do retorno à Série A, o camisa 19 foi perseguido pelas lesões. Em 2010, Carlos Alberto jogou apenas nove das 38 rodadas do Brasileirão, em um ano que sofreu muito com as contusões.

Nesta temporada, também não conseguiu uma boa sequência de jogos. Sem atuações consistentes no Grêmio, foi dispensado após pouco mais de dois meses, quando encontrou o Bahia. O Tricolor foi visto como a chance de recomeçar, mas os problemas musculares e a pubalgia voltaram a atrapalhar o apoiador, fazendo com que ele se tornasse figura cativa no departamento médico.

Talento precoce

Carlos Alberto despontou cedo e com apenas 19 anos, ganhou a Liga dos Campeões da Europa pelo Porto, sendo o mais jovem a marcar em uma final da competição. José Mourinho, treinador dele na ocasião, recentemente citou o jogador como um exemplo de talento desperdiçado. Mas o meia ainda tem um longo caminho para mostrar que o português estava errado.

Com a palavra: Marcos Lopes, médico do Bahia, em entrevista ao LANCENET!

Ele não responde tão rápido ao tratamento

O principal problema do Carlos Alberto hoje é a pubalgia. Ela aparece com o tempo e de repente toma uma proporção maior e o atleta tem que parar para se recuperar, porque se não for tratado se torna um problema crônico. O Carlos não tem uma resposta tão rápida ao tratamento como os outros atletas, mas ele não tem culpa, é uma questão do organismo dele. Esse histórico de lesões dele, é muito do biotipo do atleta, mas ele se dedica ao tratamento.

Com a palavra: Fernando Mattar, médico do Vasco que foi um dos responsáveis por Carlos Alberto, em entrevista ao LANCENET!

O calendário foi o principal vilão de 2010

Durante o período em que esteve no Vasco, o maior problema que aconteceu foi em 2010, quando se lesionou bastante. Mas não foi só ele, outros jogadores também se machucaram e atribuo isso ao calendário do ano passado, porque teve aquela paralisação para a Copa do Mundo. Foi o ano em que mais vi problemas em clubes no Brasil. A maioria das lesões dele foi na coxa e esse problema no púbis é uma coisa que muitos atletas têm. Ele sempre agiu bem.

Histórico recente de Carlos Alberto

2009 VascoMelhor temporada de Carlos Alberto nos últimos anos. Jogou 26 das 38 partidas do Campeonato Brasileiro, atuando em 2147 minutos dos cerca de 3420 possíveis. Comandou o Vasco na volta à elite, mas também foi incomodado pelas lesões musculares ao longo da temporada, mas nenhuma que pudesse comprometer o rendimento do jogador.

2010 VascoApós um ótimo ano, caiu de produção. No Carioca atuou em nove das 18 partidas; na Copa do Brasil jogou em quatro dos oito confrontos e no Brasileiro a incrível marca de apenas nove jogos dos 38 disputados pelo Vasco. Foi o ano em que mais lesões teve - cinco.

2011 VascoNo começo do ano o jogador ainda buscava encontrar o ritmo ideal e logo nos primeiros jogos pelo Campeonato Carioca sentiu o pé após um pisão. Atuou por três jogos no time carioca e se transferiu para o Grêmio ainda no início do ano.

2011 GrêmioAtuando pelo clube gaúcho, Carlos Alberto se lesionou durante a partida contra o León de Huánuco e desfalcou a equipe por um tempo. O jogador já sentia dores musculares antes da partida. Apesar de ter disputado boa sequência de jogos (sete), o meia não emplacou boas atuações. E só fez um gol.

2011 BahiaChegou ao Bahia com a mentalidade de recomeço e teve bom início. Mas as lesões voltaram a incomodar o jogador e além dos problemas musculares, o meia teve inflamação no dedão do pé direito. Perto de voltar a jogar, o DM diagnosticou um agravamento da pubalgia (veja os números no Bahia abaixo)

Carlos Alberto no Bahia...

JogosCarlos Alberto jogou menos da metade das partidas do Bahia neste Brasileiro. Foram apenas 15 de 32 jogos.

MinutosDas 15 partidas que jogou, ele foi substituído em dez, atuando 1118 minutos dos cerca de 2880 possíveis.

GolsO camisa 19 não conseguiu fazer grandes atuações e não balançou a rede nesta Série A.

Joel confiante na volta do apoiador

Apesar da fase ruim Carlos Alberto tem o apoio de Joel Santana, o seu treinador no Tricolor baiano.

– Conheço muito bem o Carlinho. Ele realmente não tem tido uma sequência de jogos e isso é muito ruim. É um jogador de muitaqualidade. Mas tem cumprido todos os treinamentos propostos, tem seguido tudo à risca – afirmou Joel ao LANCENET!

Segundo o treinador, Carlos Alberto, apesar de lesionado, está sempre presente às atividades.

– O Carlinho se concentra com o restante do grupo mesmo sem ter de concentrar e tem se dedicado bastante aos treinos. Não tenho doque relamamar. Tem sido um profissional exemplar - elogiou, confiante na sua volta na reta final.

– Em uma semana ele deve estar pronto para anos ajudar. Nós precisamos de um jogador de qualidade como ele – completou.

Lesão atrapalha mais um apoiador

Outro que tem sofrido com as lesões no Bahia é o também meia Ricardinho, que desfalcará o Tricolor pela terceira rodada consecutiva. O jogador se recuperava de uma inflamação no tendão de Aquiles e já seria liberado pelo departamento médico, mas após uma nova avaliação ficou constatado que o problema continua.

Ricardinho foi outro que chegou para ser o comandante da equipe, mas não conseguiu emplacar boas atuações. Chegou a dividir o meio de campo com Carlos Alberto em algumas oportunidades, mas o desempenho da dupla não agradou à torcida.

A lista do departamento médico do Bahia não para por aí. Ávine teve uma lesão no menisco do joelho direito e foi submetido a uma artroscopia e ficou afastado por 12 rodadas. Ao voltar, contra o Vasco, lesionou o ombro e segue fazendo tratamento.

Fonte: Lancenet!