Clube

Médico do Vasco coordena Covid Group Control da Copa América 2021

Durante os bastidores dos jogos da Copa América no Brasil, é grande a preocupação com os atletas e prestadores de serviço que fazem parte do evento esportivo. Entre os médicos convidados para fazer parte do Covid Control Group está o cardiologista do Clube de Regatas Vasco da Gama, Dr. Mateus Freitas Teixeira.  

O especialista é responsável pela avaliação e análise de todos os testes de Covid 19 do evento na capital carioca. Só no Rio de Janeiro, Dr. Mateus acompanha a realização de cerca de 1.300 exames de PCR a cada 48 horas, sempre com antecedência aos jogos.  

De acordo com ele, até o momento foram confirmados 25 casos no Rio de Janeiro. Nenhum deles apresentou sintomas graves, todos foram assintomáticos ou com sintomas leves, e foram afastados das atividades, com acompanhamento e cuidados constantes da equipe. 

No último ano, o cardiologista tem focado seu trabalho, artigos e pesquisas para a área de reabilitação de atletas pós-covid. Entre os mais recentes estão dois novos estudos brasileiros que alertam para a importância de protocolos que devem ser adotados por esportistas amadores e atletas profissionais para o retorno às atividades físicas pós-covid-19.  

A pesquisa "Esportes em tempos de Covid-19: Alerta do Coração" (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33027363/), reuniu pesquisadores de diversas instituições, como a Universidade Federal Fluminense e o Hospital do Coração de São Paulo, com o enfoque para a prevenção e diagnóstico precoce de qualquer possível alteração inflamatória no coração e outros órgãos. 

Já o estudo "O retorno dos atletas pós-Covid-19" (https://ijcscardiol.org/article/the-athletes-return-in-the-post-covid-19/), feito com pesquisadores do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), traz um alerta para novos protocolos como importantes ferramentas de diagnóstico e, como consequência, prevenção para alterações clínicas mais graves, que possam causar, inclusive, a morte súbita.   

Fonte: Divulgação