Max e Lipe: os sortudos de São Januário
Dez reforços anunciados, 20 jogadores remanescentes da campanha na Segunda Divisão. Na concorrida pré-temporada do Vasco para a temporada 2010, apenas dois nomes receberão o privilégio de serem promovidos aos profissionais neste início de ano. Max, lateral-direito, e Lipe, atacante, serão os calouros de Vila Velha.
Treinar no grupo principal não será uma novidade para eles. O técnico Dorival Júnior priorizou a adaptação das promessas e integrou os dois jogadores em muitos trabalhos durante este ano. Entretanto, a chance de serem efetivamente aproveitados sempre foi muito pequena. Este ano, com a primeira participação na pré-temporada do time profissional e a chegada de um novo treinador, Max e Lipe podem surpreender.
A escolha dos dois pode ser considerada um caminho natural em São Januário. Além da transição estimulada por Dorival Júnior, Max e Lipe foram destaques na campanha vitoriosa do Vasco no Torneio Otávio Pinto Guimarães deste ano. O atacante foi o artilheiro da competição, com 15 gols, e marcou duas vezes na decisão, contra o Madureira. Tratado como joia, ele ficará fora da Copa São Paulo de Juniores.
\"O Lipe teve uma grande atuação no Torneio OPG e terá a chance de mostrar o seu talento na pré-temporada\", afirmou o diretor-executivo de futebol, Rodrigo Caetano.
Com o estilo comparado ao de Nilmar, Lipe poderá se aproveitar também de uma possível demora do Vasco para contratar mais um atacante, de preferência de peso, que feche o elenco para a temporada que vem.
Inicialmente, o técnico Vágner Mancini contará apenas com os dois jogadores promovidos dos juniores. De acordo com a diretoria, a tendência é a de que o Vasco trabalhe com seis ou sete jogadores oriundos das divisões de base.
\"Vamos observar os nossos talentos na Copa São Paulo para fazermos outras promoções parecidas. Essa competição será fundamental neste sentido. Pode ter certeza de que o Vasco vai trabalhar muito com os jogadores da base\", concluiu Rodrigo Caetano.
Como foram em 2009
Max
O lateral-direito foi puxado pelo técnico Dorival Júnior para treinar com o elenco profissional quando Paulo Sérgio e Fágner se revezaram no departamento médico. Mesmo sem chances de atuar, o jogador foi aprovado e agora tem nova chance na temporada do ano que vem.
Lipe
Oriundo dos juniores do Grêmio, Lipe foi contratado em julho deste ano e logo ganhou espaço no Vasco. Foi testado por Dorival Júnior e esteve perto de ser relacionado. Depois, com o começo do Torneio OPG, passou a se dividir entre os compromissos com os profissionais e os juniores. É uma boa aposta para a temporada de 2010.
Quem é:
Nome: Erisclene José dos Santos (Lipe)
Nascimento: 10/3/1990
Altura e peso: 1,81m e 76kg
Posição: Atacante
Contrato até: Dezembro de 2011
Nome: Marcilei da Silva Elias (Max)
Nascimento: 28/4/1990
Altura e peso: 1,79m e 67kg
Posição: Lateral-direito
Contrato até: Março de 2012
Mais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 1 Os funcionários que vão compor a comissão técnica de Felipe TOP
- 0 Respeito! Felipe comandou o treino mesmo após o falecimento do seu irmão TOP