Futebol

Mauro Galvão acredita em mais viradas sensacionais

A sensacional vitória de 3 a 0 sobre o Lanús, da Argentina, pela Copa Sul-Americana, após a derrota de 2 a 0 para os argentinos em Buenos Aires, pode ter sido o combustível que o Vasco precisava para engrenar no Campeonato Brasileiro e, conseqüentemente, confirmar a tão sonhada classificação para a Copa Libertadores de 2008.

A virada de quarta-feira, somada a outras históricas, como a da Copa Mercosul de 2000, quando o Vasco venceu o Palmeiras por 4 a 3, após perder o primeiro tempo por 3 a 0, servirá de inspiração para os comandados de Celso Roth buscarem a vitória contra o Santos, domingo, em plena Vila Belmiro.

Capitão do Vasco em inúmeras conquistas, o ex-jogador Mauro Galvão crê que o resultado obtido na Copa Sul-Americana terá influência direta no confronto de domingo e aposta suas fichas na virada da equipe na competição.

– A vitória sobre o Lanús poderá ser o impulso que o Vasco precisava para embalar no Brasileiro. A equipe teve um bom início, caiu de rendimento no returno, mas ainda tem força para lutar por uma vaga na Copa Libertadores. Afinal, o Vasco é o time da virada – disse Galvão.

Mauro Galvão, que participou da campanha do então inédito título da Copa Mercosul, relembra de outras incríveis virada do Vasco. No Brasileiro de 1997, o Vasco engrenou após vencer o São Paulo por 2 a 1, após sair atrás no marcador, em São Januário. Naquele ano, o clube da Colina acabaria conquistando seu terceiro brasileiro. O eterno capitão considera o confronto com o Santos fundamental para as pretensões do Vasco na competição.

– Trata-se de um confronto direto e, portanto, o Vasco não pode tropeçar – afirmou Galvão.

Confira algumas viradas históricas do Vasco:

Carioca de 1996.
O Vasco perdia para o Fluminense por 2 a 0, mas virou o placar para 5 a 3.

Brasileiro de 97.
O Coritiba saiu na frente no Couto Pereira, mas, com um show de Edmundo, o Vasco venceu por 3 a 1.

Brasileiro de 97.
Após vencer o São Paulo por 2 a 1, de virada, em São Januário, o clube da Colina embalou rumo ao título.

Libertadores de 98.
Nas oitavas-d-efinal, o Cruzeiro saiu na frente, na Colina, mas o Vasco virou para 2 a 1, empatou em 0 a 0, em Minas, e embalou rumo ao título.

Rio-SP de 99.
No Rio, o Vasco perdeu para o São Paulo por 3 a 2, mas, no Morumbi, venceu por 3 a 1 e se classificou para as finais.

Mercosul de 2000.
A histórica virada de 4 a 3 para cima do Palmeiras é considerada épica para todo torcedor vascaíno.

Brasileiro de 2005.
Na luta contra o descenso, o Vasco bateu o Santos por 3 a 2, na Vila, e embalou.

Brasileiro de 2005.
Após ser goleado pelo Atlético-PR por 7 a 2, o Vasco virou para cima do São Caetano, na Colina: 3 a 2.

Fonte: Lance