Clube

Mauro Galvão, o eterno capitão vascaíno, completa hoje 46 anos



Há exatos 46 anos nascia, em Porto Alegre, Mauro Geraldo Galvão.

Zagueiro clássico, ainda com 18 anos foi integrante do time do Internacional campeão invicto em 1979, em final justamente contra o Vasco. Uma frase sua para o na época já consagrado Falcão dá idéia de sua categoria: Ao ser advertido por Falcão, aos berros, para dar \"de bico\" numa jogada num treinamento, o garoto Galvão virou-se para Falcão e perguntou: \"De bico? E onde é o bico, Paulo?\"

Chegou ao Vasco em 1997, onde conquistou títulos memoráveis: O tri-brasileiro em 1997 e, no ano do Centenário do Vasco, o Carioca de 1998 (fazendo, inclusive, o gol do título, contra o Bangu) e a Libertadores de 1998.

O sucesso no Vasco fez Mauro Galvão permanecer no clube até o fim da temporada de 2000, onde ainda conquistou os títulos do Torneio Rio-São Paulo em 1999 e o Tetra brasileiro em 2000, além da histórica Mercosul de 2000, a maior virada de todos os tempos.

Um ano após encerrar a carreira de jogador, Mauro Galvão foi convidado pelo Vasco da Gama para ser o treinador principal da equipe. O desafio foi aceito e iniciou-se então a carreira de treinador.

Após um curto período como treinador principal, ele assumiu o cargo de assistente de treinador no próprio Vasco até o início da temporada de 2004 quando foi contratado pelo Botafogo para ser treinador, onde também já tinha atuado como jogador na década de 80.

Sua estréia pelo Vasco foi em 16 de Julho de 1997, na derrota para o Corínthians por 2 x 1. Seu último jogo foi justamente a sensacional final da Mercosul contra o Palmeiras. Ao todo foram, 178 jogos, com 100 vitórias 37 empates e apenas 41 derrotas. Mesmo sendo zagueiro, marcou 12 gols pelo Vasco.

Como treinador, foram 30 jogos, 8 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.

Eterno capitão, parabéns e obrigado por tudo!

Assista ao vídeo onde Mauro Galvão completa, com a camisa do Vasco, 1000 jogos como profissional:

Fonte: SUPERVASCO.COM