Maurício Lemos está na fase final de sua 'pré-temporada particular'
O zagueiro Maurício Lemos ainda não foi relacionado pela comissão técnica de Fábio Carille. Reforço do Vasco para 2025, com status de grande contratação para o setor defensivo — tão criticado no ano passado —, o uruguaio treina com o elenco há três semanas, mas ainda faz trabalhos específicos de recondicionamento físico.
Lemos tem treinado com a equipe normalmente, mas também tem feito trabalhos específicos de recondicionamento para entrar em um ritmo de jogo parecido ao dos jogadores titulares da equipe. A comissão técnica e o Departamento de Saúde e Performance do Vasco priorizaram trabalhar a parte física do atleta de forma mais cuidadosa neste início de temporada, para não forçar ou pular etapas com o jogador, que sofreu com lesões em 2024.
Maurício Lemos está na fase final de sua "pré-temporada particular". A expectativa é de que o zagueiro esteja à disposição de Fábio Carille ainda nesta Taça Guanabara, na qual o Vasco tem três jogos restantes — contra Sampaio Corrêa, Flamengo e Botafogo —, além do clássico contra o Fluminense nesta quarta-feira.
O zagueiro vem de um longo período sem sequências de jogos. A última partida oficial de Maurício Lemos foi no dia 26 de novembro do ano passado, quando foi titular no Atlético-MG contra o Juventude pela 36ª rodada do Brasileirão.
De junho do ano passado até aqui, Lemos atuou apenas em outras três vezes. Ele entrou no fim da partida contra o Bragantino, aos 25 minutos do segundo tempo, pela oitava rodada do Brasileirão. Na 11ª rodada, começou como titular contra o Fortaleza, mas saiu aos 23 minutos do primeiro tempo com uma lesão. Ele só voltou a campo contra o Internacional, na 31ª rodada, quando entrou aos 30 minutos da etapa final.
Da titularidade em 2023 às lesões em 2024
As duas temporadas de Maurício Lemos no Atlético-MG foram bem distintas. Em 2023, o uruguaio foi titular absoluto do time, com 41 partidas, sendo 37 delas como titular. O zagueiro esteve em 3719 minutos em campo e atuou em 27 jogos dos 38 do Brasileirão — sendo três ausências por suspensão. No primeiro ano em Belo Horizonte, foram duas lesões. A pesquisa é do Espião Estatístico.
- 29 de abril: sentiu uma pancada no joelho direito e ficou fora da partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Voltou uma semana depois.
- 29 de novembro: sentiu dores no músculo posterior da coxa, no intervalo da partida contra o Flamengo e ficou de fora das últimas duas partidas do Brasileirão.
Já em 2024, Maurício Lemos teve problemas com lesões e com a falta de sequência em campo. O zagueiro teve três lesões e perdeu prestígio no Atlético-MG.
- 03 de fevereiro: teve uma lesão muscular na panturrilha esquerda contra o Cruzeiro. Voltou no dia 05 de março e desfalcou o Galo em cinco partidas.
- 06 de maio: teve um incômodo na lombar. Voltou no dia 14 de maio e desfalcou o time em apenas uma partida.
- 23 de junho: teve um desconforto muscular na coxa na partida contra o Fortaleza. Voltou no dia 19 de julho e desfalcou o Galo em seis partidas.
Ainda que só tenha desfalcado o Atlético-MG em 12 partidas em 2024, Maurício Lemos atribuiu o pouco tempo em campo no ano passado a outros problemas. Em sua apresentação em entrevista coletiva, o zagueiro afirmou que ficou de fora dos planos da comissão técnica de Milito, ex-treinador da equipe mineira, de uma hora para outra.
— Em 2024, houve muitas coisas. Eu comecei de titular, tive uma pequena lesão e, quando voltei ao time, fazia parte dos planos, mas de um momento para outro fiquei fora dos planos, não sei qual foi o motivo. Sei que sempre fiz o possível para estar disponível. Até prefiro não comentar tudo o que aconteceu. Sei que dei o meu melhor e sei que poderiam ter feito outras coisas para me sentir mais confiante e para ter a possibilidade de jogar.
— Eu estava num momento difícil de mudar, um momento em que eles deixaram de contar comigo, sem serem claros. Eu tentei fazer o meu possível para ficar lá, para tentar demonstrar o meu trabalho, mas não deram essa chance para mim.
O Vasco se reapresentou para iniciar a pré-temporada no dia 6 de janeiro. Maurício Lemos chegou ao Rio no dia 11 de janeiro e iniciou os treinamentos na segunda semana do ano, perdendo as primeiras sessões de treino, mais direcionadas à parte física.
O Departamento de Saúde e Performance do Vasco, então, preparou um cronograma para Lemos seguir em suas primeiras semanas no CT Moacyr Barbosa, a fim de diminuir a diferença de condicionamento físico do atleta para o restante do elenco.
Fonte: geMais lidas
- 0 Detalhes da reunião pré-agendada entre Vasco e Evangelos Marinakis TOP
- 0 Vasco SAF: Diretoria deve se reunir com Marinakis em março TOP
- 0 Maurício Lemos está na fase final de sua 'pré-temporada particular' TOP
- 0 Torcedores colam adesivos no estádio Mané Garrincha TOP
- 0 Ex-Vasco, Andrey Santos deve ganhar uma nova oportunidade no Chelsea TOP
- 0 Fábio Carille deve escalar força máxima diante do Fluminense
- 0 Vasco x Fluminense: onde assistir ao jogo desta quarta (05/02)
- 0 Vasco teria sondado Carrasco, ex-Atlético de Madrid
- 0 Panorama da situação do Vasco no Campeonato Carioca 2025
- 0 É hoje! Vasco enfrenta o Fluminense pela 8ª rodada do Carioca 2025