Mateus Vital motivado com aposta do Vasco na base
Os últimos meses foram mágicos para Mateus Vital. Embora tenha ficado de fora da convocação da Seleção Brasileira sub-17 para a Copa do Mundo em virtude de uma lesão no ombro, o meio-campista não tem do que reclamar. Durante o período da competição internacional, o jovem passou por um trabalho de fortalecimento no CAPRRES e realizou inúmeros treinamentos na equipe profissional.
Por possuir características de um autêntico camisa 10 (poder de criação, velocidade e finalização apurada), Mateus Vital não demorou muito para conquistar a confiança de Jorginho. Bastante elogiado pelo treinador em entrevistas, o garoto não se iludiu e continuou trabalhando forte. A recompensa veio na última partida do Brasileirão, quando ele substituiu Diguinho ainda no primeiro tempo e fez sua estreia no time principal.
Apesar do Gigante da Colina não ter alcançado seu objetivo principal, a permanência na Série A, o meio-campista demonstrou personalidade, arriscou alguns chutes e por pouco não balançou as redes. A atuação o fez subir ainda mais ainda no conceito de Jorginho. A maior prova disso é sua escalação entre os titulares nas primeiras atividades táticas da equipe profissional em Pinheiral.
- Não me surpreendi com a titularidade. Sei que o Jorginho pode me usar a qualquer momento. Venho me preparando para estar bem quando a chance aparecer. Não costumo deixar essas coisas subirem na minha cabeça. Não é porque comecei como titular, que começarei jogando o campeonato. Me sinto confiante porque o Jorginho, o Zinho e o Joelton me passam tranquilidade, assim como o restante do grupo. Estou tranquilo para entrar nos jogos e ajudar a equipe, que é o mais importante - declarou o meio-campista.
No Vasco desde 2003, Mateus Vital é um dos nove jogadores do sub-20 relacionados para a pré-temporada. Com passagem pelas Seleções Brasileira sub-15 e sub-17, o armador faz parte da famosa Geração 98, que possui uma trajetória de títulos e quebra de tabus na base cruzmaltina. A estratégia do clube de apostar em seu trabalho de formação no início de 2016 é vista com bons olhos por Mateus.
- É importante essa confiança, essa aposta do clube na base, mas sabemos que precisamos corresponder. Se não fizermos isso, o clube vai precisar contratar.O Jorginho e o Zinho são como pais para nós que subimos. Eles falam o que está certo e o que está errado. Isso nos ajuda a crescer. Sobre a minha geração, posso dizer somos muito focados. Nosso retrospecto é muito bom porque cultivamos uma grande amizade, ninguém quer ultrapassar o outro - afirmou Mateus Vital.
Fã de Philippe Coutinho, prata da casa que hoje brilha no futebol europeu, Mateus Vital não esconde de ninguém que alimenta dentro de si o sonho de se tornar um ídolo do Vasco da Gama, seu clube do coração. Se depender do retrospecto, o objetivo tem tudo para ser atingido. Melhor para o torcedor cruzmaltino, que em breve verá mais um Menino da Colina encantando os gramados do futebol brasileiro.
Fonte: Vasco da Gama - Site Oficial do Clube