Futebol

Matemático joga balde de água fria nas pretensões de título do Vasco

O empate do Vasco com o Fluminense e a derrota do Botafogo para o Grêmio neste domingo afastaram as duas equipes cariocas da luta pelo título do Campeonato Brasileiro. As vitórias de São Paulo e Cruzeiro atrapalharam ainda mais os alvinegros. No entanto, tanto Celso Roth quanto Cuca ainda falam em ficar com a taça.

O Vasco, terceiro colocado, conquistou 39 pontos e está a 11 do líder São Paulo, apesar de estar com um jogo a menos. O Botafogo, por sua vez, está em quarto, com 38 pontos e com o mesmo número de partidas do Tricolor Paulista. O LANCENET! foi consultar o matemático Tristão Garcia para ver se os times têm mesmo condições de título.

- Cada um fala o que quer, né? (risos) O discurso é válido, pois é preciso motivar o jogador. Mas o líder São Paulo não pára de ganhar. Tem de mudar muita coisa. Para ser campeão, tem que passar pelo São Paulo só que, ano passado, eles levaram 26 rodadas para chegar aos 50 pontos. Neste ano, eles só levaram 23 - surpreendeu-se Tristão.

Segundo os cálculos do matemático, o São Paulo tem 78% de chances de conquistar o título e o Cruzeiro, 16%. A situação de Botafogo e Vasco é bem mais complicada. O primeiro tem apenas 1% de chances de levantar o bicampeonato. O segundo, 2% de levar seu quinto título brasileiro.

Para Tristão, uma equipe tem de conquistar dois dos três pontos disputados. O Vasco teria que somar mais 37 e ter um aproveitamento de 77% até o fim do campeonato. O Botafogo, por sua vez, teria de somar 38 pontos e ter uma rendimento de 84%. Níveis superiores até ao atual índice do líder São Paulo (72%).

- O Botafogo tem de ter cuidado é para não sair da zona de Libertadores, pois está perigando. Nos últimos jogos, a equipe teve um rendimento de candidato ao rebaixamento. O Vasco pode caprichar, tentar o vice-campeonato. Para entrar na luta pelo título, teria de vencer cinco jogos seguidos - avisa o matemático.

Fonte: Lancenet!