Clube

Matemático prevê volta do Vasco antes da provável queda tricolor

Aliado de uns, inimigos de outros, os números corroboram o desempenho das equipes dentro de campo. Na fase agonizante do futebol carioca, a alegria de ter o Vasco de volta à elite nacional e ao mesmo a tristeza de cada derrota tricolor fazem a placa de substituição de divisões subir a qualquer momento. Mas qual emoção acontece primeiro? A iminente queda do Fluminense ou a subida cruzmaltina?

– Como a constância dos times que ocupam os primeiros lugares é maior, a subida do Vasco está muito mais próxima e tem grandes chances de acontecer antes da possível queda do Fluminense – afirma o matemático Tristão Garcia, que em seu site na internet, o Infobola, atribui 99% de chances para a equipe cruzmaltina subir e 96% para o Fluminense cair para a Série B.

A justificativa é simples. Em relação ao quinto colocado da Segundona, o São Caetano, o time de Dorival Junior abriu 12 pontos. Já os comandados de Cuca estão oito pontos abaixo do 16º colocado e primeiro fora da zona de rebaixamento, o Náutico.

– Os times da parte baixa da tabela andam em marcha lenta. Como os adversários não ganham, a “morte” do Fluminense, se acontecer realmente, será mais demorada – afirmou o professor Tristão.

O “se” do matemático é sustentado pelos quatro pontos percentuais que separam o time da queda – pelo menos, segundo os números.

– É muito complicado. Mas o Fluminense precisa vencer senão, com uma sequência de vitórias dos times que estão logo acima do tricolor, o rebaixamento pode vir ainda mais cedo.

Fonte: JB Online