Futebol

Matemático diz que Vasco terá de repetir feito do Fluminense para ir à Liber

A vitória sobre o Corinthians em jogo adiado da 18ª rodada fez com que os vascaínos voltassem a sonhar com a participação na Libertadores 2011. O próprio técnico PC Gusmão garantiu que todos estão motivados para deixar o Vasco na melhor classificação possível, e adimitu que a arrancada do Fluminense em 2009 serve de exemplo no clube. Para o matemático Tristão Garcia, somente algo parecido levará a equipe cruzmaltina a disputar a competição continental na próxima temporada.

- Hoje, o Vasco tem 2% de chances de disputar a Libertadores. É algo quase impossível. O clube precisaria de uma grande arrancada, uma sequência de vitórias, algo diferente do que vem fazendo até o momento. Algo parecido com que o Fluminense fez no ano passado - analisou o matemático.

Segundo Tristão, as chances são remotas, mas poderiam melhorar muito se a Conmebol voltasse atrás e devolvesse a vaga na Libertadores para o quarto colocado do Campeonato Brasileiro. De acordo com o matemático, hoje, com 64 pontos, um time garante a classificação para a competição. Ou seja, o Vasco precisaria de mais 23, tendo de vencer sete e empatar dois, dos nove jogos restantes. Sendo que pelo caminho, o clube tem dois clássicos (Flamengo e Fluminense), além de dois times postulantes ao título (Cruzeiro e Corinthians), fora de casa. Com a quarta vaga, porém, esse número cairia para 61 ou 62.

 - É muito difícil, mas o Vasco precisa pensar em vencer jogo a jogo. Não adianta empatar, como vem empatando. Se a Conmebol devolver a vaga, o Vasco passará a ter 6% e chances reais, apesar de remotas.

Éder Luís, principal jogador do Vasco neste Campeonato Brasileiro, tem visão semelhante a de Tristão Garcia. Para o atacante, o time ainda está muito atrás na briga, mas se esforçará para chegar o mais longe o possível na competição.

- Neste ano, deixamos muito para trás. Estamos próximos. Não conseguimos antes e agora estamos correndo atrás de novo. O Vasco não começou tão bem, mas agora está no caminho certo. As equipes que estão na frente também têm qualidade, mas nós temos que fazer nossa parte declarou o atacante, que lamentou os vários jogos em que o Vasco saiu na frente dos adversários, mas cedeu o empate.

- Se tivéssemos vencido os dois desses jogos, contra Grêmio, Botafogo, Avaí, Atlético-MG, estaríamos bem na tabela. Erramos muito, mas vamos correr atrás do prejuízo e lutar até onde podemos.

Fonte: ge