Futebol

Matemático diz que Vasco corre "sério risco" de rebaixamento

Faltando 14 rodadas para o fim do Brasileirão, seis times ainda sonham com o título da competição nacional. A pedido do LANCE!, o matemático Tristão Garcia apontou as chances matemáticas dos seis postulantes à taça: Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo, Flamengo e São Paulo.

Os números mostram que o Tricolor Gaúcho só precisa manter o aproveitamento de dois pontos por jogo para assegurar o tricampeonato. Os gaúchos têm pela frente jogos contra Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo, adversários diretos.

Os cruzeirenses, com 71% de chances de vaga na Libertadores, mas \"apenas\" 12% de título, tem que torcer contra os gremistas, além de melhorarem o aproveitamento fora de casa. Mesma situação do Palmeiras, com 11% de possibilidades de ganhar o campeonato e 67% de carimbar um lugar na competição sul-americana, mas com o pior aproveitamento longe de casa dentre os membros do G-4.

O Botafogo aparece com 8% de chances de repetir o feito de 1995, entretanto, tem 63% de possibilidade de voltar à Libertadores. Tristão ressalta a boa média de 1,3 pontos conquistados longe do Engenhão, mas afirma que o time precisa melhorar a marca de 2,1 pontos obtidos em casa, a pior do G-4.

Flamengo e São Paulo, os dois pentacampeões do Brasil, não devem chegar ao hexa este ano, segundo o matemático. O Flamengo se agarra em remotos 3% de chances de título, enquanto o São Paulo têm mísero 1%. No entanto, o Rubro-Negro e o Tricolor Paulista têm 41% e 25% de chances de disputarem a Libertadores-2009, respectivamente.

Na parte de baixo da tabela, grandes clubes tem que se cuidar para não serem rebaixados à Série B. O Fluminense, décimo-sétimo colocado, têm 50% de chances de descenso, enquanto o Santos, décimo-sexto, soma 29%. Figueirense, Vasco, Náutico, Atlético-PR, Portuguesa e Ipatinga também correm sérios riscos.

Fonte: Lancepress