Futebol

Marca histórica: Vasco já assinalou 9.997 gols desde 1916

O Vasco defende hoje, às 18h10m, em São Januário, uma campanha de 100% de aproveitamento em casa, contra o Figueirense. Em seu estádio, o time não perdeu no Campeonato Brasileiro e está invicto há 18 jogos. Além disso, uma marca inédita poderá ser alcançada: o gol dez mil da História do clube. Segundo o historiador Gustavo Cortes, o Vasco marcou 9.997 vezes desde 1916. Apenas Flamengo, Santos e Palmeiras alcançaram a marca.

Nas duas últimas partidas, contra o Goiás (4 x 1) e Atlético-MG (4 x 0), o Vasco goleou. Por isso, as chances da marca ser alcançada é grande. Para o jovem atacante Alan Kardec, de 19 anos, seria uma oportunidade de entrar para a História do clube. Com três gols nos últimos três jogos, todos de cabeça, o companheiro de Leandro Amaral no ataque vai tentar marcar. Só que, desta vez, com os pés.

— Seria uma grande honra para mim fazer parte dessa história. Mas não seria tão importante se o Vasco perdesse a partida, por exemplo. Vou tentar fazer com os pés, mas, se não der, eu uso a cabeça — afirmou Alan.

Mas, apesar do histórico recente de goleadas, Alan Kardec ressalta que nem sempre é possível fazer três gols em uma partida.

— Mesmo jogando em São Januário, onde praticamente fui criado, é difícil — disse ele, ressaltando que não adianta abrir o placar para escrever o seu nome na história do futebol. — Tem que ser o dez mil, caso contrário, não adianta.

Gustavo Cortes tem todos os gols registrados. Ele assegura que o primeiro saiu em um jogo da Terceira Divisão, na estréia do futebol do Vasco, que até então era um clube dedicado ao remo.

— O primeiro gol saiu numa goleada... que o Vasco sofreu. O placar foi de 10 a 1 para o Paladino, no ano de 1916.

O Vasco precisou de 5.015 jogos para chegar perto da marca dos dez mil. A média é de dois gols por jogo.

Fonte: O Globo