Futebol

Mantendo o índice do primeiro turno, Vasco deve obter vaga na 31ª rodada

A meta é alcançar o mais rápido possível os 64 pontos, número considerado suficiente para o time garantir uma das quatro vagas de acesso para a Série A. E se o Vasco mantiver o aproveitamento de 68,4% do primeiro turno, o clube vai atingir a marca entre a 31ª e a 32ª rodada, ou seja, bem antes do fim da competição.

Atualmente, o Vasco está na liderança da Série B com 39 pontos, três a mais que o Atlético-GO. O time carioca igualou a campanha do Corinthians no ano passado. Mas tem uma diferença maior para o quinto colocado. Nove pontos separam o Gigante da Colina do São Caetano. Em 2008, o Timão tinha sete pontos de vantagem para o Vila Nova no final do primeiro turno.

- Eu não faço projeções. O que me perguntaram outro dia era a necessidade de pontos. O número gira em torno de 64 pontos. Mas não quer dizer que vamos trabalhar excessivamente em cima deste número, isso vai acontecer por merecimento e de maneira natural. O Vasco tem que continuar com a mesma postura. Temos que lutar e suportar o segundo turno, que será mais difícil que o primeiro - disse o técnico Dorival Júnior.

Para chegar aos 64 pontos, o Vasco precisa conquistar 25 pontos neste segundo turno. Ainda faltam 19 jogos e 57 pontos em disputa. A Série B é disputada no sistema de pontos corridos desde 2006. No primeiro ano, o quarto clube a conquistar o acesso para a Primeira Divisão foi o América-RN com 61 pontos. No ano seguinte, em 2007, o Vitória-BA teve uma pontuação ainda menor para subir: 59 pontos. Na temporada passada, o quarto colocado foi o Barueri, que fez 63 pontos.

Após um início irregular, quando chegou a ficar em oitavo lugar na classificação, o Vasco começou uma arrancada e venceu oito dos últimos dez jogos na Série B. A liderança veio após a vitória por 4 a 0 sobre o Ipatinga no último sábado, no Maracanã.

- A liderança traz, sim, uma responsabilidade maior. Mas não podemos pensar que vamos ter uma pressão maior também. Tudo precisa ser natural. Desde o início do campeonato achavam que o Vasco deveria liderar. Acho que a pressão seria maior se o time estivesse vivendo uma fase ruim - disse o treinador.

Para ser campeão da Série B, Dorival Júnior faz outras contas. O Atlético-MG garantiu o título em 2006 com 71 pontos. O Coritiba levantou a taça em 2007 com 69. E o Corinthians atropelou os rivais no ano passado, sendo campeão com 85 pontos. Para o treinador vascaíno, com 74 pontos o clube vai brigar para ser campeão.

- A equipe começou o campeonato bem, com três vitórias, mas teve que ser reformulada dentro da competição por vários problemas (principalmente de lesões), e agora temos um elenco que começa a responder por toda a confiança que é dada. Alguns jogadores despontaram, outros viraram titulares, alguns tiveram uma queda e vão voltar a render mais daqui a pouco. O importante é que se antes contávamos com 13, 14 jogadores agora não é assim. Muitos jogadores já entraram e corresponderam.

Apenas em uma oportunidade na era dos pontos corridos, a equipe que conquistou o título simbólico do primeiro turno sagrou-se campeã no fim da competição. Foi o Corinthians, no ano passado. Em 2006 e 2007, as equipes que terminaram o primeiro turno na liderança acabaram não conquistando a Série B. Pior, nem subiram para a Série A. Em 2006, o Coritiba disparou no início, mas o título ficou com o Atlético-MG. E em 2007 foi a vez do Criciúma ser o líder por um bom tempo, mas no fim o Coritiba conquistou a taça.

Fonte: ge