Mano Menezes pode convocar seleção sem prejudicar o Vasco
A reta final do Campeonato Brasileiro já é assunto em cada esquina no país. Mas a falta de uma pausa nas chamadas datas Fifa fez com que o torcedor não nutrisse o mesmo orgulho de outrora quando um jogador de seu time estivesse com a amarelinha. Afinal, seria sinônimo de desfalque na competição mais importante do país, que está a sete rodadas do fim. Nesta quinta-feira, às 10h30m (de Brasília), o técnico da Seleção, Mano Menezes, fará mais uma convocação, dessa vez para os amistosos contra Gabão e Egito, nos dias 10 e 14 de novembro. E a expectativa reside justamente na presença ou não dos que atuam no Brasil.
Caso opte por uma equipe totalmente estrangeira, o treinador teria opções interessantes para cobrir as lacunas deixadas por nomes como Jefferson, Danilo, Cortês, Réver, Dedé, Ralf, Paulinho, Oscar, Lucas, Ronaldinho, Neymar e Fred - na última lista, ele decidiu por chamar um atleta por time. O principal deles é o de Kaká, ausente desde a última Copa do Mundo, na África do Sul, em meados de 2010. Em sua melhor fase no Real Madrid, o meia já acumula seis jogos como titular na temporada, três gols e três assistências.
Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos do Campeonato Brasileiro 2011
O atacante Robinho, do Milan, o volante Ramires, do Chelsea, e o lateral Maicon e o zagueiro Lúcio, do Inter de Milão, são outros que estiveram no Mundial com Dunga e também na Copa América da Argentina. Experientes, eles não foram chamados por Mano para os amistosos contra Costa Rica e México, no início de outubro, embora nunca efetivamente saíram dos planos do técnico.
O GLOBOESPORTE.COM levantou uma extensa lista de brasileiros que atuam no exterior e não estiveram na última lista da Seleção (clique aqui e veja os 25 convocados). De goleiros a centroavantes, jogadores que poderiam fazer parte do elenco que vai ao Gabão e Qatar no início do mês e, assim, não prejudicar os clubes que brigam por vaga na Taça Libertadores e título ou lutam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Eles perderiam suas estrelas ao menos na 34ª rodada, disputada nos dias 12 e 13 de novembro. A participação de todos na 35ª rodada (16 e 17/11) dependeria do tempo de retorno de Dubai.
Confira abaixo, posição por posição, as opções \"estrangeiras\":
GOLEIROS
Diante da lesão de Julio César, Jefferson foi titular contra o México e se destacou ao defender um pênalti antes de o Brasil virar o placar e vencer por 2 a 1. Além do próprio camisa 12 do Inter de Milão, que se recuperou, Diego Alves, do Valencia, Artur, do Benfica, Hélton, do Porto, e Gomes, do Tottenham, são opções. Apesar de reserva na Inglaterra, o último já foi convocado por Mano.
Últimos convocados: Julio César (Inter de Milão), Jefferson (Botafogo) e Neto (Fiorentina).
LATERAIS
Quando Mano não prefere testar alguém, Maicon costuma ser chamado. Rafinha, apesar de não estar tão novo, tem apresentado regularidade no Bayern de Munique, líder do Campeonato Alemão e de seu grupo na Liga dos Campeões. Os dois seriam alternativas para Danilo, do Santos, que foi convocado para o amistoso contra Gana, em setembro. Vale lembrar que Daniel Alves, expulso contra o México, cumprirá um jogo de suspensão. Na esquerda, caso não queira repetir Marcelo e Adriano, André Santos é outro que já foi convocado.
Últimos convocados: Daniel Alves (Barcelona), Fábio (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e Adriano (Barcelona).
ZAGUEIROS
Quando estão em condições, Thiago Silva e David Luiz são nomes certos. Restariam, portanto, duas vagas. O veterano Lúcio, nesse caso, também teria grande vantagem. André Dias (Lazio), Alex (Chelsea), Miranda (Atlético de Madri) e Luisão (Benfica) brigariam pelo último posto. Dentre esses, apenas o jogador dos Blues ainda não teve uma sequência na temporada. O mais provável, portanto, é que torcedores do Atlético-MG e Vasco não tenham motivos para se preocupar: Mano tem boas opções para não recorrer a Réver e Dedé.
Últimos convocados: Réver (Atlético-MG), Thiago Silva (Milan), David Luiz (Chelsea) e Dedé (Vasco).
VOLANTES
Ramires deve voltar a atuar em pouco tempo pelo Chelsea após pequena lesão no joelho. Sendo assim, é uma opção considerável para que nem Ralf nem Paulinho não sejam convocados. Além dele, Mano poderia chamar Anderson, titular do Manchester United, ou até mesmo surpreender com Fernando, do Porto, ou o retorno de Felipe Melo, agora no Galatasaray. Todos os últimos volantes, no entanto, atuavam no exterior.
Última convocação: Lucas Leiva (Liverpool), Fernandinho (Shakhtar), Sandro (Tottenham) e Luiz Gustavo (Bayern de Munique).
MEIAS
Certamente o setor que fornece mais alternativas. A principal delas é Kaká, que aos poucos reencontra a regularidade no Real Madrid. Michel Bastos, chamado para a Copa do Mundo como lateral-esquerdo, tem atuado como ponta no Lyon e desempenharia mais de uma função no esquema de Mano. Willian, Jadson e Douglas Costa, todos do Shakhtar, também não podem ser esquecidos o último, inclusive, tem idade olímpica. Nenê (PSG), Bruno César (Benfica), Julio Baptista (Málaga) e Diego (Atlético de Madri) são opções restantes.
Da Espanha também poderia sair uma novidade: Rafinha Alcântara, irmão de Thiago e filho do tetracampeão Mazinho , que também atua no Barcelona, pelo time B. Nascido em São Paulo, o jovem de 18 anos ainda não decidiu sobre o seu futuro e pode repetir os passos do irmão na Espanha.
Última convocação: Lucas (São Paulo), Elias (Sporting), Oscar (Internacional) e Hernanes (Lazio).
*O GLOBOESPORTE.COM não teve acesso ao número de assistências
ATACANTES
Três vagas, três opções. Como o centroavante Kléber, do Porto, acabou cortado poucos dias depois da então inédita convocação, ele mesmo poderia ocupar o espaço de Ronaldinho, Neymar ou Fred. Robinho, do Milan, recuperado de lesão, e Vagner Love, em boa fase no CSKA, são outras alternativas para fazerem companhia a Hulk e Jonas. Alexandre Pato, também do Milan, e Nilmar, do Villarreal, estão machucados.
Última convocação: Ronaldinho (Flamengo), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Neymar (Santos), Kléber (Porto)* e Fred (Fluminense).
*Cortado por lesão
- SuperVasco