Futebol

Mancini: "Segredo é jogar com alegria"

Antes do início do Campeonato Carioca, há duas semanas, o Vasco era visto com ressalvas e era o menos badalado entre os considerados \"quatro grandes\" do Rio. Contratou 11 jogadores depois da conquista da Série B em 2009 e montou praticamente um time novo na temporada, com bem menos dinheiro que Flamengo e Fluminense, por exemplo. Não fez nenhuma aquisição de impacto como o El Loco, no Botafogo, ou Vágner Love, no Flamengo. Dodô desembarcou em São Januário sob a égide da desconfiança, após ficar um ano e três meses parado, cumprindo suspensão por doping. Além disso, é o clube com menos recursos do quarteto. O presidente Roberto Dinamite adiantou boa parte do dinheiro dos direitos de imagem deste ano para se reforçar para o ano passado e pagar dívidas, e sobrou pouco dinheiro no caixa para trazer medalhões.

Contrariando as expectativas, o Gigante da Colina chegou à quinta rodada da Taça Guanabara invicto, líder do Grupo B com 12 pontos, dono da melhor campanha entre os 16 clubes que disputam o Estadual, tem o melhor ataque, com 13 gols, e está com um pé nas semifinais. Para ter tranquilidade de chegar à penúltima rodada da Taça Guanabara praticamente classificado, o time de São Januário precisa vencer o Friburguense, hoje, às 17h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

O segredo do sucesso, para o técnico Vagner Mancini, é simples: \"Estamos jogando com alegria.\" O Vasco tem o melhor ataque entre todos os times que disputam os dois principais estaduais do Brasil: além do Carioca, o Paulistão. Na competição de São Paulo, até a quarta rodada, as equipes que mais balançaram as redes foram Palmeiras, Ituano e Santos, 11 vezes.

A média de gols do Vasco (3,2 por partida) é aproximadamente a mesma do Cruzeiro, líder do Campeonato Mineiro. Mas o time celeste fez apenas dois jogos oficiais no ano: um pelo Estadual (6 x 0 sobre o Uberlândia) e outro pela Pré-Libertadores (1 x 1 com o Real Potosí). Numa disputa de pontos corridos, o time de Dodô e Carlos Alberto ainda ficaria na frente do clube mineiro.

Nos últimos dois jogos, o Gigante da Colina marcou 10 gols e não sofreu nenhum. Essa é quase a campanha feita até agora pelo Fluminense (11 gols marcados e nenhum sofrido), mas em quatro partidas e não em duas.

Hoje, o Vasco terá a volta do atacante Dodô, que cumpriu suspensão. Ele fará dupla com Philippe Coutinho.

Fonte: Correio Braziliense