Futebol

Mancini: "A melhor campanha não nos dá vantagem nenhuma na semifinal"

O Vasco é a única equipe com 100% de aproveitamento neste Campeonato Carioca com seis vitórias, 17 gols marcados e apenas um sofrido. A equipe de São Januário possui a melhor defesa da competição e, ao lado do Flamengo, é o único invicto. E ainda tem o artilheiro da competição: Dodô, com sete gols.

Tanta euforia que deixa o técnico Vagner Mancini preocupado. Por isso, ele faz questão de lembrar aos jogadores que nada foi conquistado ainda. E que uma bobeira na semifinal pode levar todo o trabalho por água abaixo. Apesar da melhor campanha, o Vasco não vai ter qualquer vantagem no momento decisivo da Taça Guanabara.

\"O que a gente vem falando diariamente para os jogadores que este bom rendimento não pode atrapalhar o futuro. Muitas vezes o time vem de uma sequência de vitórias e acaba baixando a guarda. Chegar a uma semifinal com a melhor campanha não nos dá vantagem nenhuma. O que foi feito até agora foi bem feito, mas ainda falta muito. Temos que ter os pés no chão. Não ganhamos nada ainda\", disse o treinador.

O receio de Vagner Mancini é que o time não saiba se comportar quando uma dificuldade aparecer em campo.

\"A gente pode sair atrás do marcador e surgir um empate ou uma derrota não esperada. O Vasco ainda não viveu isso na temporada. E espero até que não viva. Mas a confiança leva muitas vezes o atleta ao erro inesperado. A armadilha pode vir, mas a gente tenta alertar a eles sobre isso\", disse.

A última vez que o Vasco teve um início de Campeonato Carioca só com vitórias foi em 2002, quando venceu suas sete primeiras partidas. Mas naquele ano, por causa do Torneio Rio-São Paulo que era disputado simultaneamente, os principais clubes escalavam suas equipes reservas.

Garantido nas semifinais da Taça Guanabara, o Vasco tem um saldo de 16 gols contra apenas dois do Botafogo. Por isso, só perde a liderança do Grupo B caso seja goleado pelo Madureira, neste domingo, às 17h (de Brasília), em São Januário, e o Alvinegro derrote o Resende por uma grande diferença de gols no mesmo horário, no Engenhão.

Fonte: ge