Futebol

Mais forte, Philippe Coutinho analisa primeiro ano como profissional

Negociado com o Inter de Milão em junho de 2008, o meia Philippe Coutinho está de malas prontas para seguir para a Europa no meio da próxima temporada. Antes de seguir para o clube italiano, porém, o garoto, de apenas 17 anos, quer aproveitar a experiência adquirida em 2009, seu primeiro ano como profissional, e fechar a sua passagem por São Januário com chave de ouro.

Em um bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, Coutinho apontou Carlos Alberto como seu principal ídolo, agradeceu a chance dada por Dorival Júnior e falou da perspectiva para 2010. Para ele, a próxima temporada tem tudo para ficar marcada em sua carreira.

GLOBOESPORTE.COM: O que significou o ano de 2010 na sua carreira?

PHILIPPE COUTINHO: Esse ano foi muito importante na minha carreira. Viajei para um monte de jogos e ganhei muita experiência com essa convivência com os profissionais. Foi o ano para eu ganhar mais experiência, mais força. Tudo correu como eu planejava.

A pré-temporada com o elenco profissional em 2009 foi importante para o seu desenvolvimento?

Claro que sim. Ganhei uma resistência maior após aqueles treinamentos.

E o que mudou no seu corpo?

Ganhei três ou quatro quilos de massa. Isso faz uma diferença muito grande no momento de entrar em campo. Antes, os adversários encostavam em mim e eu ficava no chão. Estou bem mais forte, suportando as pancadas.

Qual é a importância do técnico Dorival Júnior na sua evolução?

Ele foi muito importante. Foi o meu primeiro treinador no profissional e me ensinou muita coisa. Ele é experiente, rodada, e soube a hora certa de me colocar em campo. Ele foi me utilizando aos poucos e isso foi importante para o meu desenvolvimento.

Na sua avaliação, qual foi o seu melhor jogo no profissional?

O jogo contra o Paraná, em São Januário. Foi o meu melhor jogo. Fiz a jogada do segundo gol, mas acabei expulso logo depois. O jogo da conquista do título, contra o América-RN, também foi importante. Entrei e acho que fui muito bem.

Qual é a importância do Carlos Alberto?

Ele é um ídolo. Fiquei muito feliz de jogar ao lado dele. O Carlos Alberto me incentivou o tempo todo. Ele foi importante para o meu desenvolvimento durante todo esse tempo no profissional.

Fonte: ge