Futebol

Mais da metade do elenco do Vasco é composto por atletas formados na base

Em entrevista coletiva nesta última terça-feira, o diretor executivo do Vasco, Paulo Bracks, falou sobre diversos temas, entre eles, o uso dos atletas formados no próprio clube no Brasileiro. Apesar dos 100mi de reais gastos na primeira janela de transferências, a base do Cruzmaltino representa 19 dos 37 jogadores do elenco, o que equivale a mais de 50%. Vale lembrar, que o meia Alex Teixeira subiu para os profissionais do Gigante em 2008.

Muitos dos jovens do time nunca tinham disputado uma partida de série A antes. Esse é o caso de peças muito utilizadas atualmente como, Rodrigo, Galarza, Andrey, Marlon, Barros, Eguinaldo, Figueiredo e Erick Marcus.

Apesar da inexperiência dos atletas na competição, o diretor Paulo Bracks acredita que a base é crucial na montagem do elenco.

“O uso da base vai continuar, são jogadores que estão em processo de formação de performance. A gente está fazendo diferente de outros clubes que estão com performance alta e não tem nenhum da base como titular. A gente entende que isso é raro. Aqui tem jogadores de talento, são jogadores que são o futuro do clube”, disse Bracks.

Ele também criticou os times que não utilizam jogadores formados no próprio clube.

“Não vou citar nomes, mas tem clube por aí que está no topo do Brasileirão e não tem nenhum atleta de base no time titular. Achamos isso um erro”.

Uma das maiores críticas da torcida é sobre as entrevistas após as derrotas. Enquanto normalmente os jogadores mais experientes aparecem para falar, no Vasco não é bem assim. Nos últimos jogos, os jovens formados em São Januário são os que mais dão a cara a tapa nas entrevistas mesmo com os resultados negativos. Isso também se deve ao fato da maior parte do elenco ser de jogadores revelados no clube.

Ainda que o Gigante invista milhões de reais em contratações na próxima janela de transferências, a expectativa é que os garotos continuem com moral no time de Maurício Barbieri. No último jogo contra o Fortaleza, foram cinco titulares formados no próprio Vasco. Sem contar os outros três que entraram durante a partida.

Fonte: Esporte News Mundo