Lyon começa a planejar um futuro sem Juninho Pernambucano
O brasileiro Juninho, irremediavelmente vinculado à história do clube francês graças a seu determinante papel nos seis títulos conquistados ao longo dos últimos seis anos, começa a ser questionado, sobretudo, depois do fracasso do Lyon na Liga dos Campeões - 2008, eliminado pelo Manchester United.
O hexacampeão francês perdeu na última quarta-feira em Old Trafford o jogo de volta das oitavas-de-final por 1-0 (1-1 no de ida). O time francês não esteve em seu melhor dia e Juninho não brilhou como se esperava.
A trajetória do jogador brasileiro nos últimos meses tem sido marcada por contusões. Na pré-temporada, uma ruptura atrasou sua preparação e, mais recentemente, esteve fora de atividade por três semanas devido a uma fratura no dedo grande (dedão) do pé esquerdo.
Este ano, o Lyon está compensando sua habitual dependência em Juninho com o talento de Karim Benzema, artilheiro da atual temporada com 16 gols. Ainda assim, o pernambucano desempenhou um papel destacado, principalmente por revitalizar o jogo ofensivo do time.
A troca de geração parece ser inevitável nos próximos anos, apesar do Lyon ter renovado em junho o contrato de Juninho até 2010, quando terá 35 anos. Mas a equipe francesa já está preparando sua sucessão, e para isso contratou outro brasileiro, Honorato Ederson.
A trajetória de Juninho Pernambucano no time lionês foi realmente muito bem sucedida desde sua chegada em 2001, contratado do Vasco da Gama, e marcada pelo ineditismo. Ganhou seis títulos consecutivos, feito jamais alcançado por qualquer outro clube francês. E está a caminho do sétimo, o que também é inédito.
Desde sua chegada, Juninho marcou 88 gols, 36 deles de pênalti. Ficará na história do Lyon com letras douradas, como estrela dos melhores anos do clube.
Sua contratação coincidiu com a presença de outro brasileiro no clube lionês, Sonny Anderson, muito lembrado pelas arquibancadas do estádio de Gerland, onde atuou de 1999 a 2003.
- SuperVasco