Futebol

Luan, sobre chance de ser titular: "Chegou a minha hora"

O Vasco passa por dificuldades financeiras, e em meio a esse imbróglio teve de negociar um ídolo da torcida. Mas a perda de Dedé, cria do Vasco, dá espaço a outra promessa da defesa cruzmaltina. O jovem Luan, de 19 anos, assumiu de imediato a vaga deixada pelo camisa 26, e agora espera que, assim como o ex-companheiro de clube, consiga ajudar o time a conquistar títulos.

Vindo das categorias de base, o capixaba Luan tem passagens pela Seleção Brasileira Sub-20, tendo sido inclusive o capitão da equipe que foi eliminada no Campeonato Sul-Americano, em janeiro. Em entrevista exclusiva ao Terra, o jogador falou sobre a responsabilidade de substituir um ídolo, além de tocar em assuntos como a Seleção Brasileira e o carinho pelas raízes no Espírito Santo.

Natural do Espírito Santo, Luan foi recepcionado por seu pai no salão de desembarque do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória. Aproveitando a semana de folga concedida por Paulo Autuori, o zagueiro tenta relaxar antes de assumir uma missão longe de ser fácil.

“A responsabilidade é grande, mas é uma responsabilidade boa também. Acho que chegou a minha hora de mostrar meu trabalho. A gente sabe que é difícil pelas circunstâncias, da identificação que o Dedé tem com o clube. Mas agora chegou a hora de mostrar meu trabalho, de buscar meu espaço, e tentar também ter essa boa identificação com a torcida”, disse.

Promovido ao elenco profissional no ano passado, Luan disputou seis partidas pelo clube e marcou um gol no Campeonato Brasileiro, na vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense pela 27ª rodada. Promessa dos juniores, Luan garante que o trabalho na base foi fundamental para sua evolução como jogador.

“Aprendi muito, cheguei lá muito novo, e por isso eu tenho esse sangue de querer vencer sempre, dando sempre a minha vida pelo Vasco, então acho que sem dúvida a minha criação foi bastante produtiva para eu ser o jogador que eu sou hoje em dia”, afirma o zagueiro.

Com a folga concedida, o Vasco volta aos treinos na próxima segunda-feira, e o capixaba garante que o pensamento será a disputa do Campeonato Brasileiro. O clube estreia no dia 26 de maio contra a Ponte Preta. “O professor deu essa folga para a gente relaxar mesmo, descansar, mas quando voltar é muito trabalho, pois é ali que ele vai pensar e focar mesmo na estreia do Brasileiro”.

Olimpíada 2016

Em 2016, Luan ainda terá idade olímpica. Depois de participar da Seleção Sub-20, o jogador não esconde o desejo de representar o País dentro de casa, no Rio de Janeiro. Mas Luan foi categórico ao dizer que, agora, o objetivo é conquistar títulos pelo Vasco.

“Quero pensar mais no clube. Quero tentar buscar meu espaço e atingir o auge ali dentro do Vasco, buscando títulos e ajudando a instituição, mas eu penso muito nisso. A gente esteve na Seleção, não deu certo, não conseguimos nosso objetivo, mas se Deus quiser, se eu puder estar nesse grupo de 2016… Mas falta muito tempo ainda. Ficarei muito feliz, e com certeza é uma meta da minha trajetória”, garante.

Família

No aeroporto, Luan encontrou os pais e o irmão mais velho. De lá, rumou para o interior do Espírito Santo, para a cidade de Fundão. Lá, encontrará familiares e amigos de infância, onde deu seus primeiros passos no futebol. Questionado sobre a importância de valorizar as origens, o zagueiro vascaíno disse sorridente que sempre gosta de visitar a cidade.

“Para mim é muito legal. Minha família é toda de lá, e sempre que eu venho aqui tenho que buscar um tempinho para ir até lá. É tranquilo, conheço todo mundo da cidade, é muito legal. Me sinto muito bem indo lá, e sou uma pessoa normal, chego lá e falo com todo mundo”, contou o jogador.

Fonte: Terra