Futebol

Lopes e Renato Gaúcho: um duelo à parte no clássico de amanhã

O clássico deste sábado entre Fluminense e Vasco, válido pela semifinal da Taça Rio, no Maracanã, marcará o encontro de dois folclóricos treinadores do futebol brasileiro: Antônio Lopes e Renato Gaúcho. Um já tem muita experiência na profissão, enquanto o outro tem pouco tempo de carreira.

Do lado cruzmaltino, Antônio Lopes, em sua sexta passagem pela Colinha Histórica, tentará tirar o time de uma fila de cinco anos sem título. Aliás, foi o delegado o último treinador a levantar uma taça pelo Vasco, em 2003, no Campeonato Carioca.

Já Renato Gaúcho teve sua primeira passagem nas Laranjeiras em 2002, quando levou o time à semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano. Em 2003 foi chamado às pressas para evitar o rebaixamento do time. Mas em 2007 veio a bonança. Renato conquistou seu primeiro título como profissional na Copa do Brasil do ano passado.


Antônio Lopes

1981-1983

Passagem marcada pelo título do Carioca de 1982. Contra o Flamengo, então campeão do mundo, o treinador mudou meio time para a decisão e fez a alegria dos vascaínos presentes ao Maracanã.

1985-1986

Romário é lançado Lopes não conquista títulos, mas é o treinador a lançar Romário no time profissional do Vasco.

1991

Lopes sem brilho O treinador ficou pouco tempo no clube e teve desempenho ruim.

1996-2000

Fase de ouro Antônio Lopes foi o técnico nos anos mais vitoriosos da história do Vasco.

2002-2003

Deixou sua marca Com Marcelinho Carioca, Marques e Souza, Antônio Lopes levou o Vasco à conquista do Carioca de 2003, a última do clube.

Renato Gaúcho

2002-2003

Depois de comandar o Fluminense ainda como jogador, finalmente Renato Gaúcho ganhou chance nas Laranjeiras e não fez feio. Além de uma bela campanha no Brasileirão, eliminado nas semifinais pelo Corinthians, o treinador levou o time até a decisão do Campeonato Carioca.

10/2003-12/2003

Pouco tempo para salvar, com sucesso, o time do rebaixamento.

2007-2008

Na sua terceira passagem pelo Fluminense, Renato Gaúcho conquistou seu primeiro título como treinador. Em junho do ano passado, o Tricolor conquistou a Copa do Brasil e, de quebra, conseguiu uma das vagas para a Libertadores. No Campeonato Brasileiro do mesmo ano, outra bela campanha. O Fluminense chegou entre os quatro primeiros.

Fonte: Lancenet!