Futebol

Lopes critica falhas no primeiro tempo, mas mostra confiança

Nos dias que antecederam o primeiro jogo contra o Sport pelas semifinais da Copa do Brasil, o técnico Antônio Lopes utilizou os treinamentos do Vasco para enfatizar os trabalhos de bola aérea com a sua defesa, pois já apontara este fundamento como um dos pontos fortes do adversário. Mas no campo da Ilha do Retiro, a equipe cruzmaltina acabou sofrendo um gol em bola cruzada para sua área - gol este que abriu caminho para a vitória pernambucana por 2 a 0.

As falhas de seu time irritaram Lopes.

\"O time até começou jogando bem e teve uma boa chance com o Morais, que não teve tranquilidade para chutar com a direita ou cruzar para o Edmundo. Mas depois disso, sofremos dois gols que não poderíamos sofrer. Aí o time se desorganizou e esteve mal na parte defensiva e também na ofensiva. No segundo tempo o time melhorou com a entrada do Jean ali pelo lado esquerdo, onde ele passou a atuar com o Leandro Amaral. Mas infelizmente não conseguimos descontar\", lamentou o treinador.

Apesar de insatisfeito com a derrota na partida de ida, Antônio Lopes garante que mantém total confiança de que o Vasco poderá reverter a situação e buscar a classificação dentro de São Januário, na próxima semana.

\"O Vasco tem totais condições de reverter esse placar lá em São Januário e garantir a classificação para a próxima fase. Vamos jogar em casa e com a força de nossa torcida\", afirmou Lopes.

Dentro do elenco cruzmaltino, os jogadores também aparentam o mesmo otimismo de Antônio Lopes. A começar pelo atacante Leandro Amaral, que teve atuação apagada no primeiro jogo contra os pernambucanos.

\"Precisamos levantar a cabeça porque ainda podemos reverter a situação no Rio de Janeiro, no nosso estádio\", comentou Leandro Amaral.

Para tentar a recuperação no jogo de volta, o Vasco já sabe que não poderá contar com o zagueiro Eduardo Luiz. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. Desta maneira, Luisão deverá ser o seu substituto, caso o técnico Antônio Lopes mantenha o esquema com três zagueiros.

Os defensores Vílson e Jorge Luiz, o lateral-direito Wagner Diniz e o meia Morais seguem pendurados. Mas antes de pensar na formação que irá escalar contra o Sport na próxima quarta, Antônio Lopes garante que seu pensamento está no clássico de domingo, contra o Botafogo, pela terceira rodada do Brasileiro.

\"Antes de pensar neste jogo com o Sport tenho que me preocupar com o jogo contra o Botafogo, que será um clássico muito complicado\", afirmou Lopes.

Para o clássico de domingo, a tendência é que Antônio Lopes poupe seus principais jogadores, já que o treinador já admitiu o desgaste com as seguidas viagens e partidas que o time tem feito nas últimas semanas. Alguns titulares, porém, manifestam vontade de estar em campo no domingo.

\"Por mim eu jogo sim, sem problema nenhum. É sempre bom jogar para manter o ritmo de jogo, além de ser um clássico, que é um jogo sempre importante\", comentou o meia Leandro Bomfim, que falou sobre a possibilidade de enfrentar o meia botafoguense Carlos Alberto.

\"Conheço o Carlos Alberto desde os 15 anos, joguei com ele na seleção sub-15 e é um jogador de muita habilidade. Mas não temos que ter cuidado apenas com ele, mas sim com todo o time do Botafogo\", completou o jogador cruzmaltino.

O grupo deixou Recife na tarde desta quinta-feira e realiza coletivo nesta sexta, em São Januário, quando Lopes deverá dar indícios do time que pretende levar a campo contra o Botafogo. O atacante Landu, contratado recentemente ao Itumbiara, já foi regularizado na CBF e poderá ser a novidade na relação de jogadores para o clássico.

Fora das quatro linhas, o Vasco poderá acertar nesta sexta-feira a contratação do zagueiro Contreras, da seleção chilena. O jogador já teve sua contratação aprovada pelo técnico Antônio Lopes. Caso o acerto não aconteça, o clube carioca poderá partir para tentar contratar Rodrigo Costa, ex-Grêmio, e oferecido recentemente ao time cruzmaltino.

Fonte: Gazeta Esportiva.net