Futebol

Lopes chega com a missão de acabar com jejum de 5 anos sem títulos

O Vasco viveu ontem uma tarde de “déjà vu” com a apresentação de Antônio Lopes como novo técnico do time. Ao lado presidente interino Eurico Miranda, o delegado repetiu o ritual pela sexta vez com o respaldo de quem conhece São Januário como poucos.

Aos 66 anos, Lopes chega com a missão de colocar o time nos trilhos depois da saída de Alfredo Sampaio e das más atuações no Campeonato Carioca. Mais do que isso, o treinador tentará por fim ao jejum vascaíno de cinco anos sem títulos.

– Conheço todos no clube e é muito bom estar aqui novamente. Tenho certeza de que faremos um bom trabalho. O elenco é bom, com muita gente promissora. O Vasco está disputando duas competições. E tem totais condições de ganhá-las. Vamos batalhar por isso – prometeu.

Antônio Lopes fala sobre conquistas com conhecimento de causa. Pelo Vasco, foram três cariocas (1982, 1998 e 2003), um RioSão Paulo (1999), um Brasileiro (1997) e uma Libertadores (1998).

A fórmula que pretende usar nesta nova passagem, garantiu, será a mesma das vezes anteriores, mesclando jogadores jovens com outros mais experientes.

O treinador realizará o primeiro treino com os jogadores na tarde de hoje, visando a partida de quinta-feira, contra o Bragantino. O trabalho marcará o reencontro com Edmundo, jogador que considera fundamental: – Eu o promovi ao time profissional do Vasco, em 1991. Tenho certeza de que ele ainda me ajudará muito, pois é excepcional, com técnica boa e artilheiro.

Na apresentação, o presidente interino Eurico Miranda não escondeu a satisfação por poder contar com os ensinamentos de quem ele considera um amigo que extrapola os limites do trabalho.

– Antônio Lopes está presente em todas as minhas ocasiões familiares. Quando ele está disponível freqüenta a minha casa.

Minha família tem uma relação com ele. Isso faz com que tudo fique mais fácil. Dei a sorte de encontrar o Lopes disponível. Juntei o útil ao agradável – vibrou.

Antônio Lopes será apresentado ao elenco hoje e já começa a pensar no Bragantino

Quem é ele
Nome: Antônio Lopes dos Santos
Nascimento: 12/6/1941, no Rio de Janeiro (RJ)

Lopes e os números pelo Gigante da Colina
6 Títulos o treinador conquistou pelo Vasco: uma Libertadores, um Brasileiro, três Cariocas e um Rio-São Paulo.

Título é com ele

1981-1983 - Primeira vez: Passagem marcada pelo título do Carioca de 1982. Contra o Flamengo, então campeão do mundo, o treinador mudou meio time para a decisão e fez a alegria dos vascaínos presentes ao Maracanã.

1985-1986 - Romário é lançado: Lopes não conquista títulos, mas é o treinador a lançar Romário no time profissional do Vasco.

1991 - Lopes sem brilho: O treinador ficou pouco tempo no clube e teve desempenho ruim.

1996-2000 - Fase de ouro: Antônio Lopes foi o técnico nos anos mais vitoriosos da história do Vasco.

2002-2003 - Deixou sua marca: Com Marcelinho Carioca, Marques e Souza, Antônio Lopes levou o Vasco à conquista do Carioca de 2003, a última do clube. Com o retorno, o fim do jejum estará próximo?

Fonte: Lance