Liverpool, Barcelona... A passagem de Philippe Coutinho pelo exterior
O cria está de volta! Depois de 14 anos no exterior, o meia Philippe Coutinho foi oficializado nesta quarta-feira (10) como grande reforço do Vasco para a temporada de 2024. O jogador de 32 anos estava no Al Duhail, do Qatar, e assinou contrato de empréstimo junto ao Aston Villa, que ainda detém o seu passe, válido por um ano, segundo antecipou a ESPN.
Neste seu retorno, Coutinho usará a camisa de número 11. Ele , inclusive, foi anunciado às 11h11 da manhã desta quarta-feira, com um vídeo sobre a sua trajetória no clube na infância, o início no profissional e agora com o retorno. Palavras como 'gratidão, idolatria, respeito e alegria' foram citadas.
Coutinho desembarcou no Brasil no fim de maio para o período de férias com a família, quando as negociações com o Vasco se intensificaram e, enfim, um acordo foi firmado entre as partes para que esse reencontro pudesse acontecer.
Como também antecipou a ESPN, o acerto foi sacramentado no início desta semana, após todos os detalhes serem finalizados. A reportagem ainda apurou que o Cruz-maltino arcará integralmente com o salário que foi acertado com o meia.
Na lista dos principais nomes revelados pelo clube carioca no século XXI, o meia ficou pouco mais de um ano na sua primeira passagem pelo Vasco. Antes de mesmo de integrar o profissional e completar 18 anos, já havia sido negociado com a Inter de Milão.
Pelo clube de São Januário, Coutinho foi promovido ao profissional no primeiro semestre de 2009, quando sagrou-se campeão da Série B. Até 2010, quando se transferiu para a Europa, disputou 43 jogos e registrou 5 gols e 2 assistências.
Como foi a passagem de Coutinho no exterior e na seleção brasileira
No futebol do Velho Continente, demorou a engrenar na Inter e, em 2012, foi emprestado ao Espanyol, em LALIGA, onde finalmente passou a desempenhar o esperado bom futebol.
Até que, em 2013, foi contratado pelo Liverpool, onde ficou até 2018 e foi um dos principais nomes do clube da Premier League durante o período.
O seu destino seguinte foi o Barcelona, que pagou altas: 142 milhões de libras esterlinas (R$ 622 milhões, nas cifras da época). Na Espanha, a expectativa com a sua chegada, já que meses antes Neymar havia sido vendido ao PSG, porém, não foi concretizada.
Coutinho conviveu com muitas lesões e acabou emprestado ao Bayern de Munique e, em seguida, ao Aston Villa, onde voltou a se destacar na elite do futebol inglês.
O brasileiro foi comprado em definitivo pelos ingleses junto ao Barça, mas acabou perdendo espaço no time. Com isso, foi emprestado ao Al Duhail.
Seu principal título da carreira foi o da Champions League, em 2020, mas Coutinho também faturou LALIGA, Copa do Rei, Bundesliga, entre outras conquistas.
Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e conquistou a Copa América em 2019.
Próximos jogos do Vasco:
Corinthians (C) - 10/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-GO (F) - 17/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (F) - 21/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN BrasilMais lidas
- 0 Saída de Rafael Paiva de São Januário chama atenção TOP
- 2 A ideia da diretoria do Vasco sobre Rafael Paiva, por agora TOP
- 8 Vasco busca novo treinador no mercado; nomes disponíveis TOP
- 0 Pablo Vegetti publica mensagem em rede social: 'Eu juro a vocês...' TOP
- 3 Pedro Caixinha é especulado no Vasco TOP
- 3 Rafael Paiva se desculpa após declaração: 'A responsabilidade...' TOP
- 1 Provável escalação do Vasco contra o Corinthians neste domingo (24) TOP
- 0 Rafael Paiva, sobre críticas da torcida: 'Todo mundo tem parcela de culpa' TOP
- 1 História de Rafael Paiva no comando do Vasco está cada vez mais perto do fim TOP
- 2 Comentarista faz cobranças sobre Coutinho: 'Cadê? Muito introspectivo...' TOP