Lista mostra heróis improváveis do Vasco contra o Fluminense
E se o Vasco precisar de um herói improvável contra o Fluminense? É verdade que na primeira partida os gols vascaínos eram mais previsíveis, com Rayan e Vegetti — os dois artilheiros do clube no ano — sendo importantes no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Mas as vitórias vascaínas recentes no confronto tiveram como protagonistas jogadores que não estavam entre os mais cotados para balançar as redes em um clássico.
O Vasco tem a vantagem construída no jogo de ida, na vitória por 2 a 1, no placar. Mas o clima é de foco total na segunda partida da semifinal para garantir uma vaga na grande decisão da Copa do Brasil.
O ge relembra algumas vezes que o clube de São Januário venceu o rival das Laranjeiras com gols surpreendentes. Veja a lista abaixo.
Victor Luís - Brasileirão de 2024
Em um jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão de 2024, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0, com gols de Vegetti e Victor Luís. O lateral recebeu a chance no time titular, na ausência de Lucas Piton, e foi importante na vitória vascaína. Este foi o único gol do lateral até hoje com a camisa do Vasco.
Praxedes - Brasileirão de 2023
Em um jogaço no Nilton Santos, o Vasco venceu o Fluminense por 4 a 2. O jogo é lembrado pelos dois gols de Gabriel Pec, mas poucas pessoas lembram que quem abriu o caminho da vitória no clássico, durante a arrancada do Brasileirão de 2023, foi Bruno Praxedes. O meia não deixou saudades em São Januário. Este foi um dos dois gols dele pelo clube.
Bruno César - Brasileirão de 2019
Contratado sob grande expectativa, é verdade que Bruno César não entregou o esperado em 2019. O último gol do meia pelo Vasco, e o mais marcante, foi uma pintura em São Januário. O camisa 10 marcou um lindo gol de falta para virar o jogo para os vascaínos. O outro gol da vitória foi marcado por Leandro Castán.
Danilo Barcelos - Carioca de 2019
O Vasco foi campeão da Taça Guanabara em 2019 com um golaço de falta de Danilo Barcelos. No entanto, o gol foi sem querer. O lateral-esquerdo foi cruzar para a área, mas a bola seguiu reto pela defesa do Fluminense e morreu dentro do gol.
Num primeiro momento, a decisão da final com portões fechados foi mantida. Com muitos torcedores do lado de fora, a confusão se iniciou praticamente no mesmo momento que a bola rolou. Após muita correria, gás de pimenta e bombas de efeito moral, o desembargador de plantão liberou a entrada, já com 30 minutos de bola rolando.
— Foi sem querer. A gente bate em direção ao gol, treina. Se um colega fizesse o gol também seria bonito. Apesar dos bastidores, a gente fez um baita jogo. Esse campeonato tem uma história bonita, a gente está muito feliz. Quando a torcida entrou, teve uma mudança imediata na postura do nosso time. Fizeram a diferença — disse Danilo depois da partida.
Fabrício - Carioca de 2018
Em uma outra semifinal entre Vasco e Fluminense, melhor para o Vasco no Carioca de 2018. Com gol de Fabrício nos acréscimos, em um jogo maluco, os vascaínos venceram os rivais por 3 a 2. Giovanni Augusto abriu o placar, mas Pedro empatou e Sornoza virou. Paulinho, atualmente no Palmeiras, empatou a partida novamente para os vascaínos.
O Fluminense estava eliminando o Vasco até os 50 minutos do segundo tempo, quando Riascos lançou Fabrício, e o lateral-esquerdo estufou as redes tricolores no Maracanã.
Manga Escobar - Brasileirão de 2017
Outro 3 a 2. Desta vez, em São Januário. A partida pelo Brasileirão de 2017 seguiu o mesmo roteiro do Carioca de 2018. O Vasco abriu o placar com Luís Fabiano, mas Henrique Dourado virou com dois gols. Manga Escobar, que teve três participações em gols no clube carioca, teve a melhor atuação com a camisa vascaína.
O colombiano empatou a partida e deu a assistência para Nenê virar o jogo aos 47 minutos.
Jhon Cley - Brasileirão de 2015
O clássico entre Vasco e Fluminense no Brasileirão de 2015 era todo favorável ao Tricolor. O clube das Laranjeiras havia acabado de dar um chapéu no rival de São Januário com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, depois de Eurico Miranda assegurar que o craque estava 90% encaminhado.
No entanto, o dia da apresentação do craque no Fluminense foi estragado por um herói improvável do Vasco. O jovem Jhon Cley fez um gol à là R10, em que disparou do meio de campo e acertou na gaveta o lindo gol, que deu a vitória por 2 a 1 aos vascaínos.
Cris - Brasileirão de 2013
Em um Vasco e Fluminense aleatório pelo Brasileirão de 2013, na Ressacada, em Santa Catarina, o gol da vitória vascaína por 1 a 0 foi marcado pelo zagueiro Cris. O defensor não vivia um bom momento no clube carioca, mas teve o seu dia de redenção no clássico.
Romário - Carioca de 2013
Calma. O baixinho Romário, ídolo do Vasco e campeão do mundo pela seleção brasileira foi um herói muito provável de vários clássicos cariocas. Mas o atacante grandalhão Romário, que defendeu o clube em 2012 e 2013, não era nada provável. Um dos dois gols que ele marcou pela camisa vascaína foi em um clássico contra o Fluminense.
Em 2013, nas semifinais da Taça Guanabara, Bernardo abriu o placar. Thiago Neves e Wellington Nem viraram a partida para o Fluminense. Romário saiu do banco aos 38 do segundo tempo e empatou aos 40. Dedé, aos 43, virou a partida.
Ozéia - Brasileirão de 2003
O Vasco não fez um grande Brasileirão em 2003. Apesar do ataque ser formado por Edmundo e Donizete, e o goleiro ser Fábio, atual jogador do Fluminense, o nome da partida foi Ozéia, lateral-esquerdo sem cartaz que havia chegado ao clube no mesmo ano.
Edmundo fez bela jogada pela direita e cruzou na área, para o tímido lateral marcar de cabeça e dar a vitória aos vascaínos aos 41 do segundo tempo. Após o fim da partida, o jogador voltou ao gramado para ver exatamente de onde havia marcado o seu único gol pelo Vasco. Veja no vídeo abaixo.
Fonte: ge