Futebol

Lisca pede que diretoria decida prioridade para o Vasco em 2021

onseguir o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro está no topo das prioridades de qualquer time que dispute a Série B. Mas o momento atual apresenta uma bifurcação para o Vasco, que está se aproximando do G-4 ao mesmo tempo em que coloca em jogo sua sequência na Copa do Brasil.

Para Lisca, o novo treinador do clube de São Januário, priorizar uma competição ou jogar todas com força máxima é uma decisão que ultrapassa os seus limites de atuação. Segndo ele, é preciso uma decisão colegiada com a diretoria para definir o que é mais importante para o Vasco na temporada.

"Vou conversar com a diretoria. O treinador não tem o poder de decidir as diretrizes do clube. Ele opina, participa, mas a definição é coletiva, em grupo", comentou Lisca após a goleada sobre o Guarani por 4 a 1, que marcou a sua estreia no comando, ontem (24), em São Januário, pela Série B do Brasileiro.

A disputa da Copa do Brasil será retomada a partir da próxima quarta-feira (28), quando o Vasco enfrenta o São Paulo, no Morumbi, pela partida de ida das oitavas de final. Além de ser um torneio importante, é o que rende maior premiação financeira, o que acaba pesando para os clubes. Ao mesmo tempo, o time cruzmaltino está próximo de entrar no G-4 da Série B ao fechar o sábado na quinta colocação.

Embora não se coloque no papel de tomar as decisões do clube, Lisca deu a entender que gostaria de jogar a Copa do Brasil com suas principais peças. Durante a entrevista, ele lembrou o desempenho de 2020, quando levou o América-MG, então um clube da Série B, à semifinal.

"No ano passado, fiquei na semifinal da Copa do Brasil. Jogamos demais contra o Palmeiras e por muito pouco não chegamos na final. Na Série B, perdemos o título por um gol feito ou tomado. Nosso jogo terminou aos 50 minutos, e logo depois saiu um gol da Chapecoense. Fico um gostinho de poder mais. A gente fica chateado, mas na Série B o importante é o acesso."

Quando dirigiu o América-MG, Lisca surpreendeu ao eliminar dois gigantes em etapas anteriores -Corinthians e Internacional. Na semifinal, arrancou um empate por 1 a 1 no Allianz Parque, mas levou 2 a 0 do Palmeiras, no Estádio Independência, e acabou eliminado.

Independentemente da decisão que será tomada, Lisca tinha a motivação estampada em seu começo de trabalho no Vasco e afirmou a "intenção de fazer um grande jogo contra o São Paulo", mesmo com o pouco tempo de trabalho no Cruzmaltino.

"Não tive tempo para treinar e nem para pensar. O foco era total nessa partida (Guarani). Vamos ver quais jogadores estão em melhores condições, mas com certeza vamos muito forte. Respeitando demais o São Paulo, que tem uma equipe de muito poder e é muito bem trabalhada pelo Crespo. Está em um ótimo momento na Libertadores. Precisa se recuperar na Série A, mas vai crescer na competição", comentou, sem querer dar muitos detalhes do planejamento.

Depois de enfrentar o São Paulo, o Vasco tem mais um compromisso complicado na Série B. A equipe faz um clássico carioca contra o Botafogo, no Engenhão. Neste confronto, o Cruzmaltino vai defender uma invencibilidade de seis partidas na competição -três vitórias e três empates.

Fonte: UOL Esporte