Futebol

Liderança do Vasco na Taça Rio repercute no site da FIFA

O São Paulo suou, mas conseguiu derrotar o Grêmio Prudente para recuperar a liderança do Campeonato Paulista, que foi do Corinthians por algumas horas – o Timão bateu o Americana no Pacaembu e chegou a ocupar a ponta da tabela enquanto o Tricolor parecia tropeçar no Prudentão. No Campeonato Carioca, o Vasco finalmente voltou a levantar sua torcida com uma boa atuação no agitado clássico contra o Botafogo, no Engenhão, com direito a gol do estreante Diego Souza. Confira no FIFA.com os principais destaques dos Campeonatos Estaduais pelo país.

Campeonato Paulista
O gol salvador de Henrique aos 29 do segundo tempo, que manteve o São Paulo na liderança do Campeonato Paulista, foi o ponto alto de uma partida que não viu em campo a esperada discrepância entre o líder e o lanterna da competição. Apesar de ter criado boas chances de gol, o Tricolor esbarrou na boa defesa do Prudente e chegou a levou alguns sustos na etapa inicial.

O São Paulo continuou encontrando dificuldades para furar o esquema defensivo adversário no segundo tempo e só Henrique, que acabara de entrar, foi capaz de tirar o zero do placar após boa jogada de Marlos pela esquerda.

Depois de desfalcar o Corinthians na última rodada, Liedson retornou ao time neste domingo e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Americana, no Pacaembu, triunfo que recolocou por algumas horas o Timão na liderança do Paulistão, antes da vitória do São Paulo. O Corinthians ao menos se distanciou dos rivais Palmeiras e Santos, que não venceram na rodada – o Verdão ficou no 1 a 1 com o São Caetano e o Peixe perdeu para o Bragantino, por 2 a 1, ambos fora de casa.

O gol de Liedson, que ficou com o rebote do goleiro Jaílson logo aos 9 minutos do primeiro tempo, foi um dos poucos lances de emoção do primeiro tempo da partida. Foi o oitavo gol do Levezinho no Pacaembu desde a sua volta ao clube, no início do ano – o atacante é o artilheiro do Paulistão, ao lado de Elano, do Santos, com nove gols. Com a vantagem no placar, o Corinthians passou a dosar as subidas ao ataque e até teve boas chances na primeira metade do segundo tempo, mas não conseguiu ampliar o placar.

“O Americana é um time de qualidade, soube marcar bem. O 1 a 0 valeu pelos três pontos. Queríamos ter jogado muito mais, mas acho que a vitória é um prêmio pelo que fizemos dentro de campo. Fomos superiores”, disse Liedson depois da vitória.

O Palmeiras saiu na frente do placar e impôs pressão sobre o São Caetano durante a maior parte do jogo, mas não conseguiu fugir do empate em 1 a 1 com o Azulão no Anacleto Campanella. Na movimentada partida, que teve uma expulsão de cada lado, Kleber abriu o placar para o Palmeiras logo aos cinco minutos de jogo, mas Artur, ainda no primeiro tempo, empatou para a equipe do ABC.

“Tentamos de todas as formas fazer o gol, mas é difícil jogar aqui com o São Caetano. Eles têm um time bom, marcaram bem, não deram espaço. Tivemos oportunidades, eles também, e depois das expulsões o jogo ficou aberto. O importante é não perder”, disse Marcos Assunção após a partida.

Campeonato Carioca
Na estreia de Diego Souza, o Vasco bateu o Botafogo por 2 a 0, e chegou à liderança do Grupo A da Taça Rio, com nove pontos. Começando com o pé direito, o próprio Diego abriu o placar para o time de São Januário e Eder Luis, com um golaço, confirmou a vitória no movimentado clássico no Engenhão, em uma atuação que voltou a empolgar a torcida vascaína depois de um longo período de apatia.

A derrota não tirou o Botafogo do topo da classificação do Grupo B, mas abalou as estruturas do clube de General Severiano. Expulso por reclamação, Joel Santana foi fortemente vaiado pela torcida, que criticou o esquema tático do técnico.

Se não teve uma atuação primorosa, Diego Souza, ainda sem ritmo de jogo, mostrou um belo cartão de visitas ao 14 minutos: lançado por Bernardo, o estreante ganhou de João Filipe e Márcio Rosário, driblou o goleiro Jéfferson e tocou para as redes, para fazer seu primeiro gol com a camisa vascaína. O gol desmontou o Botafogo em campo e o segundo virou questão de tempo. Aos 25, Bernardo cobrou escanteio da direita e, após um desvio, Eder Luis emendou de meia-bicicleta, fazendo um golaço para fechar a vitória.

Se nos bastidores a “Missão Obama” funcionou e o presidente dos Estados Unidos recebeu de Patrícia Amorim uma camisa do Flamengo, em campo o Rubro-Negro falhou e não saiu do 0 a 0 com a Cabofriense, em Macaé. Sem Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, o time da Gávea esbarrou nas próprias limitações e com o resultado perdeu a liderança do grupo A da Taça Rio para o Boavista, que no sábado derrotou o Fluminense. Já a Cabofriense, com o ponto conquistado, deixou a laterna do grupo B.

Desfalcado de suas duas maiores estrelas, ambas suspensas pelo terceiro cartão amarelo, o Flamengo até criou boas situações de gol, mas teve dificuldades nas finalizações e não conseguiu inaugurar o placar. O Rubro-Negro enfrenta na próxima rodada o Madureira, no Moacyrzão, tentando voltar a vencer.

E o que mais?
Graças a um gol contra aos 47 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG bateu o Villa Nova por 2 a 1, na Arena do Jacaré, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o Galo, chega aos 16 pontos, mas permanece na terceira colocação. O Leão está em quinto, com 11 pontos. A partida começou lenta e o Galo terminou o primeiro tempo perdendo por 1 a 0, com gol de Palermo. O time de Dorival Junior empatou aos 18 da segunda etapa com Ricardo Bueno e a virada só veio nos acréscimos e em um gol contra: Vagner espalmou o cruzamento rasteiro de Magno Alves e a bola resvalou em Uchôa antes de balançar a rede do Villa Nova.

Com time reserva, à exceção do goleiro Victor, o Grêmio não teve dificuldades para vencer o Porto Alegre por 3 a 0, neste domingo, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, o time de Ranato Gaúcho se recuperou da derrota para o Cruzeiro e marcou os primeiros três pontos no turno. O Grêmio é o quarto colocadodo Grupo 2 da competição, liderado pelo Santa Cruz. Escudero, Júnior Viçosa e Vinícius Pacheco marcaram os gols do Tricolor gaúcho.

No confronto entre o líder e o lanterna do Campeonato Paranaense, deu a lógica. O Coritiba levou a melhor sobre o Cascavel e venceu por 3 a 0, neste domingo, no Estádio Olímpico Regional, pela terceira rodada do Segundo Turno da competição. Destaque para Marcos Aurélio, que deu o passe para dois gols e ainda deixou o dele. Com o resultado fora de casa, o Coxa manteve a invencibilidade na temporada e chegou aos 12 pontos no turno, três a mais que o segundo colocado, Operário.

Em Recife, sobrou emoção no duelo dos líderes do Campeonato Pernambucano, Santa Cruz e Náutico, que empataram em 3 a 3. Com o resultado, o Santa segue na liderança por ter uma vitória a mais que o Timbu. As duas equipes somam 35 pontos.


Agradecemos ao nosso colaborador Renato pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: FIFA