Política

Leven Siano ou Pedrinho? Tudo sobre a eleição para presidente do Vasco

O presidente do Vasco para o triênio 2024-2026 será definido na eleição deste sábado. O ge traz tudo o que você precisa saber sobre a votação.

Quem são os candidatos?

Leven Siano, da chapa "Somamos", concorre pela segunda vez consecutiva:

Foto: SomamosLeven Siano
Leven Siano

"Saí do Brasil, me especializei em Gestão pela UEFA para poder entregar o 'SOMAMOS', o melhor projeto para o Vasco. Assim como milhões de vascaínos, também gostaria de ver o nosso clube mais transparente, eficiente e protagonista. O que eu apresento é a mudança através de uma gestão moderna de partes interessadas, antenada com as tendências globais de gestão de futebol. É o futuro. A modernidade sem abrir mão da nossa tradição. Cuidar das nossas sedes, dos nossos ativos, enfim do Vasco e dos vascaínos para dar uma nova direção ao clube, gerando credibilidade com o torcedor, o sócio e o mercado".

Pedrinho, da chapa "Sempre Vasco", concorre pela primeira vez:

Foto: Divulgação/VascoPedrinho visita São Januário
Pedrinho visita São Januário

"Um passo para a realização de um sonho. E em pouco tempo teremos a resposta dos sócios nas urnas. Tenho certeza de que eles sabem que o melhor para o futuro do Vasco é ter à frente do clube associativo alguém que conheça cada centímetro quadrado de São Januário, que sempre honrou a Cruz de Malta e se preparou muito para liderar esse movimento de transformação. Vou ficar muito feliz de receber os votos dos associados, mas também deixo claro que eles devem fazer o que sentirem no coração. Peço apenas que não deixem de votar, peço que exerçam o direito ao voto".

Data, horário e local da eleição

A eleição vai acontecer neste sábado, dia 11 de novembro, das 10h às 22h. A votação pode ser feita de duas formas: presencial, em cabines com computadores na Sede do Calabouço, ou online - a empresa "BeeVoter" é a responsável pelo pleito virtual.

Quem pode votar?

A lista de aptos a votar na eleição do Vasco conta com 6.209 sócios. No entanto, 256 associados terão seus votos separados para que posteriormente seja feita uma averiguação, segundo uma decisão judicial. O número total é menor do que o do último pleito, em 2020, quando 7.981 associados tiveram direito a voto.

O que está em jogo?

Ano eleitoral historicamente movimenta os bastidores do Vasco, mas a venda da SAF para a 777 Partners mudou as regras do jogo. O próximo presidente não terá mais o controle do futebol, mas ainda há muito em campo. Especialmente a sobrevivência do clube associativo.

O Vasco associativo não interfere mais nas principais decisões do futebol, mas tem uma participação significativa. O clube ainda é dono de 30% da SAF e tem duas cadeiras no Conselho de Administração da Vasco SAF, ocupadas pelo presidente e por outra pessoa indicada por ele.

O próximo presidente terá como missão, por exemplo, a gestão dos esportes olímpicos e do patrimônio do Vasco. A reforma e ampliação do estádio de São Januário é o principal desafio.

Fonte: ge