Leonardo Gil, o facilitador de jogadas
Leonardo Gil chegou e com menos de dois jogos completos com a camisa do Vasco, já conseguiu render ao ponto de se tornar titular de Ricardo Sá Pinto. Mais do que isso, tem tudo para virar o grande nome do meio-campo Cruz Maltino.
O “facilitador de jogadas” é um termo utilizado para jogadores cujo a característica seja a de sempre conseguir gerar apoio ao portador da bola, procurando estar próximo ao centro de jogo, conseguindo, de fato, facilitar uma jogada com um passe para quebrar linha (seja passe curto ou passe passe mais longo). Nestes minutos com a camisa do Vasco, o argentino conseguiu dar outra dinâmica ao meio de campo, fez com que a equipe conseguisse solucionar um problema desde à época de Ramon: a progressão com a posse desde o 1ª terço. Léo consegue através de sua movimentação levar a equipe mais à frente, consegue acelerar a circulação contra equipes mais fechadas, isso inclusive, muito importante, pois com a manutenção da posse se encontra espaços para furar o bloqueio adversário.
Seus passes verticais são sempre para acelerar as jogadas, buscando já deixar seus companheiros em condições de progredir em campo. Com liberdade para flutuar em ambos os corredores, seus passes precisos sempre encontravam Cayo e Henrique (amplitude) em condições de progredir no campo adversário. Quando conectava Talles e Carlinhos, sempre conseguia criar boas oportunidades. O camisa 11 e o 23 são os mais beneficiados pela qualidade de passe do Léo.
O que chama atenção é o rápido entendimento com Andrey. O camisa 15 e o argentino se revezaram em alguns momentos para descer até a linha defensiva para iniciar as jogadas. Ora Léo recuava, ora Andrey.
O momento com bola dele já esta bastante explicito que tem sido de extrema importância para a equipe e como ele, através de suas valências, conseguiu minimizar as carências do Vasco. Porém, tão importante quanto, é a fase defensiva. Na organização ele procura fechar a linha por dentro, sempre alinhado com Andrey, buscando dobrar marcação e fazendo perseguições curtas dentro do setor estabelecido. Além disso, tem boa capacidade para pressionar o portador.
Na partida contra o Caracas na última quarta-feira (28), Gil entrou na vaga de Marcos Júnior e ao que tudo indica, esta deve ser um mudança natural na equipe de Sá Pinto. Por mais que Marcos tenha conseguido ter uma boa sequencia de partidas, esta função o recém-contratado consegue fazer com eficiência e a titularidade é natural. Ontem, foi substituído pelo próprio Marcos Júnior, provavelmente por questões físicas, e a queda técnica foi notória. O time do Vasco perdeu no poder de marcação quando precisava pressionar e também quando precisou reter a bola e trabalhar com mais paciência.
O jogador de 29 anos tem contato com o Vasco até a metade de 2021, até lá já deu sinais de que será um jogador de extrema importância para Ricardo Sá Pinto, que com ele ganhou um verdadeiro facilitador de jogadas.
Números de Leonardo Gil vs Caracas:
- Toques: 94
- Grandes chances criadas: 1
- Passes no prórpio campo: 20.0 (77%)
- Passes no campo do adversário: 40.0 (73%)
- Bolas longas: 2.0 (67%)
- Interceptações: 2.0
- Disputas de bola vencidas: 10.0 (83%)
- Duelos no chão ganhos: 8.0 (80%)
- Duelos aéreos ganhos: 2.0 (100%)
Por Rodrygo Nascimento
Fonte: SUPERVASCO.COM