Léo tem participação em 26,6% dos gols do time quando está em campo
Um dos reforços que caiu mais rapidamente nas graças dos torcedores do Vasco neste início de temporada, Léo tem mostrado em campo características que vão além das comuns para um defensor. Com bons passes e ótima saída de bola, o zagueiro tem participado ativamente da construção de jogo e vem agradando.
Léo participou de quatro dos 15 gols que o Vasco marcou enquanto esteve em campo. Ou seja, o defensor contribuiu em 26,6% dos gols, segundo levantamento realizado por Valmir Storti, do Espião Estatístico. Número significativo para um zagueiro.
Um deles vai direto para conta de Léo. Foi com a perna esquerda, aproveitando um rebote dentro da área na goleada por 5 a 0 sobre o Resende. O zagueiro não balançava as redes desde 2017, quando ainda defendia o Fluminense.
Léo também deu assistências para gols de Gabriel Pec e Erick Marcus, contra Volta Redonda e Trem-AP, respectivamente. Além disso, diante do Nova Iguaçu, ele participou na construção do gol de Jair.
Léo tem uma característica muito evidente de atacar o espaço e conduzir a bola, empurrando o time para a frente. Ele é com certa folga o jogador do Vasco com mais passes completos no Campeonato Carioca: são 339, uma média de 56,5 passes para cada jogo em que atuou.
A comissão técnica está encantada com o desempenho do zagueiro. O técnico Maurício Barbieri deu a braçadeira de capitão para Léo, embora ele tenha chegado ao clube há pouco tempo, e encheu sua bola em entrevista após a vitória sobre o Trem-AP.
Para o treinador, Léo é o melhor zagueiro canhoto do país.
Sobre o Léo, para mim ele hoje é disparado o melhor zagueiro canhoto do Brasil. Falei isso para ele. Já tinha a impressão de que ele fosse, e a partir do momento que surgiu a possibilidade, tanto eu quanto o Abel, foi um nome que nos agradou muito.
— Maurício Barbieri, técnico do Vasco
- O fato de ele querer muito teve um peso enorme. E ele é uma referência da equipe. Vem jogando muito bem, extremamente seguro defensivamente, é um zagueiro rápido, e isso ajuda uma equipe que quer propor e jogar com a defesa mais avançada. Ele é capaz de fazer essa cobertura, tem bom passe. É alguém que ajuda na construção e ajuda na parte defensiva. A gente está muito feliz com ele – elogiou Barbieri.
O Vasco pagou ao São Paulo US$ 3 milhões (cerca de R$ 16 milhões) por Léo. O zagueiro de 26 anos tem contrato até dezembro de 2025.
Fonte: ge