Mercado

Léo Jardim teria sido oferecido para times da Europa, diz site

Os empresários Rogério Braun e Fabiano Flamel, da BS Sports Management, viajaram para a Europa nesta semana e devem trazer para o Brasil ofertas pelo goleiro Léo Jardim, do Vasco. Os agentes irão a Espanha, Inglaterra, Itália e Rússia, onde se reunirão com clubes.

A Agência RTI Esporte apurou a estratégia dos agentes é conversar sobre o camisa 1 do Vasco com dirigentes de grandes equipes do Velho Continente. O Napoli, da Itália, por exemplo, está interessado na contratação de Léo Jardim.

Os representantes ouvirão pessoalmente a proposta italiana para, posteriormente, apresentar ao Vasco. A diretoria por outro lado vê com naturalidade o interesse em Léo Jardim. Internamente há o entendimento de que ele é um dos melhores atletas da posição no Brasil.

O goleiro está muito valorizado no mercado da bola. Léo Jardim se tornou a principal estrela do Vasco e chegou à Seleção Brasileira principal. Ele foi convocado por Dorival Júnior pela primeira vez para os amistosos contra Inglaterra e Espanha no mês passado.

Apesar não ter entrado em campo, ele deixou boa impressão junto à comissão técnica e, por isso, deve figurar na pré-lista de jogadores que irão disputar a Copa América, em junho, nos Estados Unidos.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco já está ciente da movimentação dos empresários de Léo Jardim. Nesse momento, o clube encontra-se no meio de uma negociação para ampliação do contrato dele. O atual vínculo expira em dezembro de 2025.

Nesse momento, Rogério Braun e Fabiano Flamel querem intensificar as conversas com o Napoli e ouvir outros interessados. Na última janela de transferências, por exemplo, não houve nada oficial vindo de equipes do futebol europeu.

Empresários têm grande entrada na Europa

Rogério Braun e Fabiano Flamel foram, antes de mais nada, os responsáveis por ‘apresentar’ Léo Jardim ao mercado europeu. Em 2018, por exemplo, ele foi contratado por empréstimo pelo Rio Ave, de Portugal, junto ao Grêmio. Depois disso, foi negociado em definitivo com o Lille, da França.

Posteriormente, Léo Jardim retornou a Portugal para defender o Boavista onde teve grande passagem. Em junho de 2020, regressou ao Lille a pedido do técnico Jocelyn Gourvennec para reforçar o elenco que ia disputar a Liga dos Campeões da Europa.

Em janeiro de 2023, o arqueiro foi comprado pelo Vasco numa operação que movimentou 2,3 milhões de euros (R$ 12,6 milhões, à época). No acordo, o clube de São Januário adquiriu 100% dos direitos econômicos do jogador.

Fonte: RTI Esporte