Futebol

Léo Jardim é peça-chave no Vasco antes da saída para a seleção

Goleiro vive ano mágico na carreira e tenta ajudar cruz-maltino a superar o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca Quando a bola rolar amanhã, no Maracanã, às 16h, o Vasco tem 90 minutos para tentar vencer o Nova Iguaçu e chegar à final do Campeonato Carioca — 60 mil ingressos já foram emitidos para a partida.

Com a vantagem do empate para o lado do Laranjão da Baixada e com a igualdade na primeira partida, não levar gols é fundamental. Ninguém melhor que Léo Jardim, recém-convocado pela seleção brasileira, para ajudar nessa tarefa.

Contra o Nova Iguaçu, o goleiro tem seu último compromisso pelo clube antes de vestir a Amarelinha na data Fifa, entre os dias 18 e 26, quando a seleção enfrenta Inglaterra (no dia 23) e Espanha (26) em amistosos. Quando voltar, defenderá o cruz-maltino em dois clássicos na decisão (contra Flamengo ou Fluminense) ou iniciará a preparação para o Campeonato Brasileiro e a terceira fase da Copa do Brasil, em abril e maio, respectivamente.

 Destaque desde a temporada passada, quando terminou o Brasileirão como um dos grandes nomes da posição e o goleiro com mais defesas difíceis do campeonato (41), Léo Jardim segue vivendo grande momento individual. Na primeira partida da semifinal, se tornou o recordista de defesas num único jogo neste Carioca, com 14. Dias depois, foi chamado à seleção após a lesão e o corte de Ederson, do Manchester City. No estadual, é o terceiro goleiro com mais defesas praticadas por jogo, média de 3,5.

— Toda criança que começa a jogar futebol tem esse sonho de chegar à seleção brasileira, ser convocado, vestir a camisa. Para mim, é a realização de um sonho e é uma resposta de que o trabalho no dia a dia, o sacrifício, vêm sendo bem feitos — comemorou o goleiro à VascoTV, elogiando também o desempenho coletivo do elenco

— O clube como um todo tem que estar performando, fazendo um bom trabalho, para que as individualidades possam sobressair. No Vasco, o goleiro vem trabalhando desde a pré-temporada com o preparador Enzo Noce, profissional argentino de 54 anos indicado por Ramón Díaz, que recentemente fez elogios ao nível de atuação do atleta.

Além das defesas com bola rolando, Léo Jardim já defendeu dois pênaltis nesta temporada, de Gabigol no clássico contra o Flamengo e de Robles no confronto contra o Água Santa, pela Copa do Brasil.

Esta foi sua primeira convocação para a seleção principal. Ele já havia defendido o Brasil na categoria sub-20, quando atuava pelo Grêmio, em 2013. Agora, vive o momento especial em campo em paralelo ao nascimento da filha Alice, sua caçula.

Fonte: Globo Online