Clube

Léo Jardim comenta disputa com Ivan

O Vasco apresentou, na tarde desta quarta-feira, seu décimo reforço para a temporada 2023. O goleiro Léo Jardim foi comprado junto ao Lille, da França, e assinou contrato válido até o final de 2025. Em sua primeira entrevista como jogador vascaíno, destacou que o projeto do clube o agradou desde o primeiro contato do diretor esportivo Paulo Bracks.

- Estou muito feliz de estar aqui vivendo esse momento. Esse tempo todo em que estive no futebol europeu me serviu como escola, aprendi muitas coisas. Passei por momentos difíceis e bons, e em todos eles consegui tirar proveito e aprender coisas diferentes, que me fazem hoje um cara muito mais preparado e muito experiente - disse Léo.

- Foi uma negociação demorada, mas desde a nossa primeira conversa eles demonstraram confiança no trabalho, meus olhos brilharam pelo projeto e por ser um clube do tamanho do Vasco. Desde o primeiro momento estive disponível para ajudar na negociação e fazer as coisas darem certo - completou o goleiro.

A primeira consulta do Vasco por Léo Jardim aconteceu em novembro do ano passado, e a negociação esquentou nas primeiras semanas de janeiro. Antes de fechar com o goleiro do Lille, o clube contratou outro reforço de bom nível para a posição: Ivan chegou por empréstimo junto ao Corinthians e vem sendo titular no gol vascaíno. A disputa promete.

- Vai ser uma disputa saudável e leal, vim buscar meu espaço e escrever minha história dentro do clube. Da minha parte não vai faltar trabalho e dedicação, vou dar meu melhor nos jogos e treinos. Eu vinha trabalhando, estou bem fisicamente, estou disponível, mas é uma questão que deixo para a comissão técnica decidir se já vou para esse jogo.

Léo jogou seis partidas pelo Lille na atual temporada, mas foi em 2021/2022 que viveu seu melhor momento no futebol francês. Ficou sete jogos consecutivos sem sofrer gols entre as rodadas 24 e 30 da Ligue 1, a primeira divisão do campeonato francês.

No Lille, Léo foi titular na final da Supercopa da França em 2021, com vitória por 1 a 0 sobre o PSG. Além disso, soma participações em duas edições da Liga dos Campeões pelo clube francês e outras experiências no futebol europeu, com passagens também por Rio Ave e Boavista, ambos de Portugal. O goleiro foi revelado pelo Grêmio em 2013.
 

Outras declarações de Léo Jardim:

Escolha pelo Vasco

- Desde o primeiro momento me senti muito lisonjeado com o interesse, pela grandeza do Vasco e do projeto, muito ambicioso. Ter a oportunidade de fazer parte desse projeto mexeria com qualquer jogador. Desde o primeiro momento vi com bons olhos e seria importante para a minha carreira dar um passo como esse em um clube como o Vasco.

Metas

- Não estabeleci prazo, mas minha meta é buscar meu espaço e escrever minha história no Vasco.

Momento que chega ao Vasco

- O projeto brilhou muito meus olhos, também o fato de estar mais próximo aos meus familiares e em uma cultura que já conheço. O que está ao meu alcance é fazer meu trabalho da melhor forma e responder quando tiver a oportunidade.

Mais sobre o projeto

- Desde o começo da negociação tive uma conversa importante com o Paulo e com o Daniel (preparador de goleiros), e eles se mostraram positivos e confiantes no meu trabalho. Jogar num clube da grandeza do Vasco pesa muito na decisão.

Europa

- O que analiso desse meu tempo na Europa é um futebol diferente, os goleiros usam mais os pés, são parte construtiva dos times. O que mais mudou para mim foi o crescimento mental. Estar em países diferentes, tendo que se adaptar aos idiomas e às culturas, faz você crescer fora de campo.

Fonte: ge