Futebol

Léo Jardim comemora marcas individuais pelo Vasco

A temporada do Vasco ficou longe do que a torcida esperou, mas alguns jogadores terminaram o ano em alta e exaltados no clube. O principal deles talvez seja Léo Jardim. O goleiro salvou o time em muitos momentos e foi um dos principais goleiros do Brasileirão.

- Fico muito feliz pelo desempenho pessoal, mas mais feliz ainda pelo desempenho coletivo. Tivemos um começo de campeonato difícil, conseguimos reverter a situação no segundo tempo, provamos ser capazes de conseguir. É um ano de afirmação - destacou Léo Jardim à VascoTV.

Ele foi o líder de defesas difíceis no Campeonato Brasileira, com 41 em 38 confrontos. O número de jogos, aliás, é outra marca de Léo Jardim. Essa é a temporada com o maior número de partidas disputadas em sua carreira. Ele esteve em campo 47 vezes pelo Vasco. Seu recorde até então havia sido na temporada 2018/19, pelo Rio Ave, quando atuou em 38 jogos.

Isso se deu pela disciplina do goleiro, que passou um turno do Brasileirão pendurado com dois cartões amarelos, mas administrou a situação para não desfalcar o Vasco.

- Tomei o segundo cartão amarelo contra o Bragantino, na última rodada do primeiro turno. Entrei ciente que estava pendurado em todos os jogos depois disso. Em alguma situação que fugisse do meu controle e eu tivesse que tomar o cartão, eu ia tomar. Mas situações que eu conseguia controlar, eu administrei, equilibrei para não desfalcar a equipe e jogar todos os jogos - explicou ele.

Apesar do perfil mais contido dentro de campo, com poucas reclamações, Léo Jardim mostrou ser um líder no vestiário do Vasco. Em uma das imagens divulgadas pelo clube, o goleiro aparece motivando os colegas: "Não deixa de acreditar no nosso time. A gente vai conseguir nosso objetivo hoje. Tem que ser todo mundo pensando positivo o tempo todo", diz ele.

- Tem sido muito bacana, considero uma grande responsabilidade representar a camisa número 1 do Vasco. Uma camisa que tantos goleiros gostariam de vestir. Sei da responsabilidade que carrego, da paixão dos torcedores. Feliz por ajudar a equipe e representar bem uma camisa tão grandiosa - comentou o goleiro vascaíno.

Léo Jardim começou a temporada questionado pela torcida do Vasco, mas se firmou no Campeonato Brasileiro e não deu brechas para críticas. Pelo contrário: conquistou a torcida.

- Dentro de casa eu não preciso nem falar. O que me surpreendeu muito foi nos jogos fora de casa, a torcida sempre em grande número, lotando os setores visitantes, com certeza uma motivação a mais - concluiu Léo Jardim.

É provável que Ivan, goleiro reserva, deixe o clube com o fim do contrato de empréstimo neste mês, e a SAF terá que buscar reposição no mercado. Mas, com Léo Jardim como principal nome para a meta em 2024, o Vasco está seguro para focar em reforços para outras posições.

Fonte: ge