Futebol

Lembra dele? Agora centroavante, Cosendey, ex-Vasco, vira artilheiro

Se você perguntar a um vascaíno se ele se recorda de Bruno Consedey, provavelmente ouvirá que se tratava de um volante promissor, com passagem badalada na base há alguns anos, mas que não teve muito espaço no profissional e deixou o Vasco com poucos jogos.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Promessa badalada da base do Vasco, Bruno Cosendey subiu em 2017 ao lado de jogadores como Paulinho, Ricardo Graça e Andrey, disputou 16 partidas, fez dois gols, mas acabou sendo emprestado e saiu definitivamente em 2020. O que surpreenderá, provavelmente, é o fato de Cosendey ter se tornado centroavante com faro de gol em 2023. O ge explica abaixo.

Após passar por vários clubes do Brasil e até pelo futebol vietnamita, Cosendey chegou ao Brasiliense em maio, após disputar o Campeonato Carioca pelo Madureira. Volante durante toda sua carreira profissional, ele passou a atuar um pouco mais adiantado, como meia em 2023. O que ele não imaginava é que se tornaria um camisa 9 artilheiro em pouco tempo na capital federal.

Quando desembarcou há alguns meses em Brasília, para a disputa da Série D, Cosendey encontrou no Brasiliense um elenco recheado de centroavantes conhecidos nacionalmente, casos de Hernane Brocador, Kieza e Yuri Mamute. O primeiro se machucou e os demais acabaram saindo do clube. Foi a brecha para Cosendey.

- Joguei na base algumas poucas vezes como 9, mas desde moleque meus amigos falavam que eu tinha que ser centroavante, porque sou forte e sei jogar de costas. Mas sempre quis ter contato com a bola e não tinha paciência - disse ele, que acrescentou:

- Vim para o Brasiliense com a ideia de jogar mais adiantado, como meia. Tinham três centroavantes no elenco e fiquei quieto na minha. Mas saíram Kieza e Mamute, e o Hernane estava no sacrifício. Era a minha brecha. Falei com treinador e com auxiliar e me coloquei à disposição. Eles toparam me observas nos treinos, me escalaram em um jogo-treino e fiz dois gols. Os caras gostaram e me mantiveram.

Os gols no jogo-treino foram apenas um aperitivo. Em sua estreia oficial como centroavante, Cosendey fez um hat-trick, com três gols na goleada por 10 a 0 sobre o Interporto-TO, a maior na história da Série D. Mas não parou por aí. Desde que passou a jogar como centroavante, o ex-vascaíno marcou quatro vezes em três jogos. Ao todo já são seis gols na Série B. Mais do que Cosendey havia marcado juntando todas as temporadas de sua carreira.

- Fiz três gols no meu primeiro jogo como centroavante, o pessoal gostou e me manteve, Joguei novamente contra o Anápolis. Me senti bem e fui bem. Fiz mais um gol contra o Operário. Já estou com seis gols. É algo que penso em dar sequência. Lógico que tem uma adaptação, mas não está sendo tão difícil e vejo isso na minha carreira.

Com a mudança, hoje Cosendey tem Hernane Brocador como concorrente por posição. O ex-atacante do Flamengo, artilheiro do Brasil em 2013, leva na boa e tem aconselhado o colega na nova posição.

- O Hernane é um cara muito humilde, parceiro, sempre converso com ele. Procuro sempre observá-lo, ver a movimentação, trabalhos de finalização. É um cara que acaba me auxiliando bastante. Ele está sempre me ajudando, sempre que pode. Muito humilde, gente boa e parceiro. Está sendo muito maneiro ter ele por perto nessa minha primeira experiência como centroavante.

Classificado para segunda fase da Série B, o Brasiliense enfrenta o Athletic-MG, no domingo. Aos 26 anos, Bruno Codendey tem contrato até o fim do Campeonato Candango de 2024.

Fonte: ge