Futebol

Leandro Amaral é o 3º jogador do Brasileirão a errar mais passes

Uma das principais funções dos laterais, atuem eles pelo lado esquerdo ou direito do campo, é o de executar passes e cruzamentos na medida para que companheiros de time finalizem em direção ao gol. Muitos, porém, estão deixando a desejar neste Brasileirão. As estatísticas do GLOBOESPORTE.COM mostram que jogadores desta posição estão entre os que mais têm errado passes. Dos primeiros colocados, sete atuam pelas laterais.

Os atacantes Leandro Amaral (Vasco) e Carlinhos Bala (Sport), e os meias Edno (Portuguesa) e Petkovic (Atlético-MG) são as exceções neste grupo.

Nem mesmo Kléber, que teve passagens pela seleção brasileira e costuma ter o nome citado em possíveis trasferências para o exterior, conseguiu do mau aproveitamento dos laterais no quesito. Atuando em boa parte dos jogos no meio-campo, Kléber terminou o turno da competição no topo do ranking dos que mais erraram passes. Em 16 partidas, o santista deixou seus companheiros na mão em 109 oportunidades. A queda de rendimento do experiente jogador foi prejudicial para o desempenho do Alvinegro na competição. A equipe terminou o turno na zona de rebaixamento.

Mesmo com a boa posição do Cruzeiro na tabela (segunda colocação), Jadílson tem a segunda pior marca do campeonato: 101 passes errados. Leandro Amaral (94), Nei (90), do Atlético-PR, e Vítor (85), do Goiás, vêm logo atrás no ranking. Entre os dez, mais três laterais: Paulo Sérgio (Grêmio), Patrício (Portuguesa) e Léo Moura (Flamengo).

Confira, abaixo, a classificação dos que mais erraram passes no turno:

  Jogadores Jogos Passes errados
1 Kléber (Santos) 16 109
2 Jadílson (Cruzeiro) 16 101
3 Leandro Amaral (Vasco) 18 94
4 Nei (Atlético-PR) 16 90
5 Vitor (Goiás) 18 85
  Paulo Sérgio (Grêmio) 17 85
7 Carlinhos Bala (Sport) 17 82
8 Patrício (Portuguesa) 16 81
9 Petkovic (Atlético-MG) 16 80
10 Edno (Portuguesa) 17 79
  Leo Moura (Flamengo) 18 79

Fonte: ge