Futebol

Lateral direita voltou a ser uma dor de cabeça no Vasco

A lateral direita voltou a ser uma dor de cabeça no Vasco. Após um período de estabilidade, com boas atuações de Gabriel Dias, o setor vem sendo o ponto fraco da equipe nas últimas rodadas. Na derrota por 2 a 0 para o Novorizontino, na última quarta-feira, o volante Matheus Barbosa terminou a partida improvisado na posição.

Não é por falta de opções. Hoje, o elenco do Vasco conta com três laterais direitos: Gabriel Dias, Weverton e Léo Matos. O primeiro, titular absoluto, sofreu uma lesão no tendão patelar, ficou fora das últimas partidas e tem previsão de retorno para o próximo domingo, segundo o clube. Porém, o Departamento de Saúde e Performance acredita que o problema poderá se repetir ao longo da temporada, já que nesse caso o jogador acaba convivendo com dores.

O segundo, substituto imediato e titular durante o Campeonato Carioca, não conseguiu se firmar a ponto de o clube ter identificado a necessidade de ir ao mercado antes da Série B para trazer Gabriel Dias. Diante do Novorizontino, o lado direito defensivo do Vasco foi uma presa fácil para o adversário, que teve Ronald incomodando muito por ali. Tanto que o técnico Maurício Souza preferiu improvisar no segundo tempo ao colocar o zagueiro Danilo Boza no setor. Com a expulsão do defensor Anderson Conceição aos 30 minutos, o volante Matheus Barbosa foi colocado na lateral.

Já Léo Matos não esteve à disposição em Novo Horizonte por problemas particulares, como informou o clube. De qualquer forma, um dos poucos remanescentes da temporada passada, o jogador virou última opção para a lateral direita no Vasco. Foi assim no Carioca e tem sido assim na Série B. Ele atuou em sete jogos em 2022, todos pelo Campeonato Carioca e só foi relacionado três vezes na Série B.

A carência acende o alerta da diretoria a 18 dias da abertura da janela de transferências. A prioridade do Vasco, no momento, é reforçar o ataque, principalmente com jogadores para os lados do campo, já que Figueiredo e Gabriel Pec têm sido praticamente as únicas opções para o setor. Um centroavante também é monitorado. Agora, os jogos recentes fazem o clube se movimentar também para resolver o problema da lateral direita.

Gabriel Dias ficou fora dos últimos dois jogos do Vasco depois de sentir dores na vitória sobre o Londrina. A expectativa é que o lateral volte a campo contra o Sport. Ele já está melhor, mas foi poupado da viagem a Novo Horizonte para chegar 100% ao jogo do próximo domingo, às 16h, no Maracanã.

Fonte: ge