Futebol

Lancetta comenta metas no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana

O gerente de futebol Carlos Alberto Lancetta afirma que a meta do Vasco é terminar o Campeonato Brasileiro com 49 pontos e se classificar para a próxima Copa Sul-Americana. O Gigante da Colina encerrou o primeiro turno do Brasileiro na 17ª colocação - primeira da zona de rebaixamento -, com 19 pontos e, com os sete pontos conquistados em quatro rodadas no returno, subiu para a 14ª posição.

O Vasco fará dois jogos seguidos em São Januário - contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (04/09), às 20h30min, pela 24ª rodada, e contra o Náutico, no dia 14 (um domingo), às 16h.

"Com relação à postura do Vasco na competição. Quando começou o segundo turno, a gente fez um planejamento estratégico e decidiu o seguinte: \"Olha, temos que fazer, dos pontos a serem disputados, a gente tem que ter pelo menos 30 pontos para ficar folgado e aspirar a possibilidade de disputar a Sul-Americana\". É claro que já fizemos, dos quatro jogos realizados, sete pontos. Perdemos cinco pontos. Provavelmente, com os jogos do Cruzeiro e Náutico em casa, a presença da torcida e o Estádio de São Januário nos dá uma certeza e a convicção de que a gente tem possibilidade bastante contundente de vencer essas partidas. A gente já vai ter uma folga bastante significativa e cada vez mais vai estar se aproximando dos objetivos que traçamos. É claro que o objetivo do Vasco é maior, eu sei disso. A gente quer sempre vencer, mas tem que subir degrau por degrau. A gente não vai querer de três, quatro, porque não tem essa condição hoje. Essa é a nossa visão, estratégia, para que a gente aborde esse segundo turno do campeonato", disse no programa "Só dá Vasco", veiculado na Rádio Bandeirantes.

O Gigante da Colina voltará a campo pela Copa Sul-Americana no dia 17 (uma quarta-feira), às 22h, no Palestra Itália, em São Paulo, podendo perder por um gol de diferença para avançar à segunda fase, pois venceu a partida de ida por 3 a 1, no dia 13 de agosto, em São Januário.

"Com relação à Copa Sul-Americana, em que a gente venceu o primeiro jogo, colocando um time misto, hoje [ontem], quando eu saía de São Januário, passei para o Tita a relação dos 25 jogadores inscritos, que provavelmente não serão os 25 que vão estar na segunda fase da competição. Quando a gente se inscreveu, não tinha uma porção de jogadores que foram contratos posteriormente. À medida que a competição for se desenrolando, essa relação vai sendo trocado. É claro que interessa ao Vasco participar com uma equipe forte para competição importante. O nosso momento no primeiro jogo era um momento de extrema dificuldade. Hoje, ou no segundo jogo, o momento não é de extrema dificuldade. Se a gente vencer o jogo de quinta-feira e com certeza vencer o jogo do Náutico, vamos ter até facilidade com relação à classificação do Vasco dentro da tabela do campeonato nacional, o que vai propiciar ao Tita a botar uma equipe forte, mais equilibrada".

Lancetta minimiza a postura excessivamente defensiva do Vasco na derrota por 2 a 1 para o líder Grêmio, no último domingo (31/08), em Porto Alegre.

"Se vocês repararam, a preocupação do Tita, inicialmente, foi estruturar a defesa. Hoje a gente tem uma defesa bastante sólida. A gente já tem um sistema defensivo bom. Com a deficiência, falta do Madson, Jonílson, Edmundo e Leandro Amaral, tivemos uma participação boa e jogamos de igual para igual com o Grêmio. \"O Vasco não atacou\". Mas também o Vasco se defendeu e eles tiveram muita dificuldade. Eu estava no camarote, ao lado da diretoria do Grêmio, assistindo o jogo com o Seu Neca [Manuel Fontes, vice-presidente de futebol]. Eles estavam irritadíssimos, preocupadíssimos, porque estavam sentindo que não conseguiriam vencer o jogo. Isso aconteceu e acontece - a gente não está culpando quem quer que seja - por dois descuidos nossos. Não foram méritos deles, foram descuidos nossos. Por a equipe ser jovem, estarmos realmente formando um novo grupo, isso vai acontecer ainda algumas vezes, até que esses jogadores estejam mais maduros e possam render tudo aquilo que a gente sabe que eles podem, e que vocês torcedores e imprensa especializada sabem e esperam que eles façam".

"Verdadeiramente, o que quero dizer? Quero dizer o seguinte. Será que no jogo de quarta-feira, lá do dia 17, o Vasco vai jogar com uma equipe mista? Com certeza não. Por quê? Porque a gente vai ter a oportunidade de estar folgado na tabela do campeonato nacional e buscar sim a classificação para a fase seguinte da Copa Sul-Americana".

Fonte: Vasco Expresso