Futebol

Kieza sonha em marcar contra o Vasco

Há um mês no Americano-RJ, o atacante capixaba Kieza começa a conquistar espaço no futebol carioca. Em Campos, já é visto como a grande aposta do clube para a disputa do Campeonato Carioca. E não é para menos. Logo na estreia, marcou um gol na vitória contra a Desportiva, seu ex-clube.

Com apenas 20 anos, Kieza vê o Campeonato Carioca como a grande chance de despontar no cenário nacional. E já neste sábado o artilheiro capixaba tem um grande desafio: o Vasco em São Januário. Como bom flamenguista, o atacante sonha em marcar gols, mostra seu cartão de visitas para o torcedor carioca e, quem sabe, receber em breve uma proposta do time rubro-negro.

E se Kiesa deixou o torcedor grená com saudades, o atacante também sente falta da Desportiva. Em entrevista ao Gazeta Online o jogador se mostrou antenado em tudo o que acontece no futebol capixaba.


Como está sendo a sua adaptação ao Americano e ao futebol carioca?

Todos me acolheram muito bem . O clube está me dando todo o suporte para que eu possa fazer um bom Campeonato Carioca e ajudar o Americano.

Você já é titular e é apontado pela imprensa fluminense como a principal aposta do Americano para o Campeonato Carioca. Já está preparado para esta responsabilidade?
É sempre bom ter o apoio da mídia. Dá bastante moral. As pessoas estão falando de mim, e meu nome vai ficando conhecido aos poucos. Vou meu empenhar bastante para ser lembrado pelo meu futebol e fazer uma boa competição pelo Americano.

Apesar de ser carioca, o Paulo Marcos esteve no futebol capixaba e conhece muito bem o futebol do Espírito Santo. Isso te ajuda de alguma forma? Como está sendo trabalhar com ele?

Está sendo ótimo. Ele me indicou ao Americano e está me ajudando muito nesse meu início no futebol carioca. O Paulo está apostando em mim. Isso me dá confiança e me passa tranquilidade. Ele também está muito bem aqui. É um cara experiente e todos procuram ouvir e aprender com ele.

O Andrezinho, ex-Rio Branco, também foi indicado pelo Paulo Marcos e foi contigo para o Americano. Porque ele deixou o clube tão rapidamente?

Isso foi um problema entre o Andrezinho e a diretoria. Não sei direito o que aconteceu. Só ouvi falar que ele foi dispensado pelo clube.

A cidade de Campos é muito próxima do Espírito Santo. Tem mais algum capixaba no elenco?
Não, no momento somente eu.

Qual é o seu clube de infância?
Torço até hoje pelo Flamengo.

Neste sábado o Americano estreia no Carioca contra o Vasco, em São Januário. Este jogo será especial para você pelo fato de ser flamenguista?
Lógico. Além disso, o Vasco é um grande clube do futebol brasileiro. Vai ser uma grande oportunidade para eu me apresentar para o futebol carioca. Vou me doar ao máximo para fazer um grande jogo e ajudar o Americano a sair com a vitória de São Januário.

Você ficou sabendo alguma coisa da pré-temporada do Vasco em Vila Velha?

Acompanhei bastante. A torcida capixaba acolheu muito bem o Vasco. Falo com a minha mãe, com a minha família, todos os dias e eles me falavam sobre o Vasco. Também acompanhei o noticiário pela Internet. Aqui no Rio de Janeiro também repercutiu muito a pré-temporada do Vasco ai no Espírito Santo.

\"\"Ainda acompanha a Desportiva?
Sempre acompanho pela Internet. Acompanhei a vitória de ontem contra o Linhares. Ainda bem que o time conseguiu seis primeiros três pontos no Capixabão e, se Deus quiser, vai ser campeão capixaba.

O jogo de ontem, contra o Linhares, marcou a estreia do Pedro Lucas, que tem apenas 17 anos. Desde a sua saída em dezembro, a Desportiva vem sofrendo com a falta de gols. O Cosme Eduardo testou o Flávio, que veio do Campo Grande, mas por enquanto ele não apresentou um bom futebol. Neste momento, o Pedro Lucas foi quem mais agradou o torcedor grená. No ano passado ele estava nas categorias de base da Desportiva. Você chegou a conhece-lo? Acha que ele pode te substituir a altura?
Convivi com ele. O Pedro é um menino de qualidade e que sempre se dedicou bastante nos treinamentos. Espero que ele aproveite bem essa chance que o Cosme Eduardo está lhe dando, que faça um bom campeonato e consiga marcar muitos gols. Já o problema da falta de gols da Desportiva vai se resolver com o tempo, pois o clube tem ótimos jogadores como o Thiago Keller e o Paulinho Pimentel. Falta apenas um pouco de entrosamento.

Na última década, o Americano chegou várias vezes às decisões das Taças Guanabara e Rio. No entanto, desde que o Caixa D`Água deixou a presidência da Federação Carioca, o clube perdeu prestígio politicamente e não realizou boas campanhas nos últimos dois anos. O que dá para esperar do time em 2009?

O elenco do Americano está muito forte e unido. Estamos trabalhando muito neste início de ano. São vários jogadores novos, e esperamos fazer um bom campeonato para poder dar novas alegrias para a torcida de Campos.

O Campeonato Carioca é uma vitrine muito grande. Quais são seus planos? Pensa em ficar no Americano, jogar em um grande clube brasileiro ou ir para o exterior?

Espero fazer uma grande competição. O Campeonato Carioca é o maior Estadual do Brasil. Todo mundo vê, todo mundo acompanha. Quero fazer com que os times grandes saibam quem é o Kieza. Espero conseguir uma transferência para um clube grande e, se Deus quiser, para o Flamengo.

Atacantes como Leandro Amaral, Obina e Reinaldo vão disputar o Campeonato Carioca. Mesmo assim você sonha com a artilharia? Quem é o seu principal adversário nesta briga?
São todos grandes jogadores, que sabem fazer muitos gols. Mas se os zagueiros bobearem e me derem oportunidades vou fazer os gols. Se pintar uma brechinha vou brigar pela artilharia.

Você marcou 20 gols em 2008. Foram dez no Capixabão, e mais dez na Copa Espírito Santo, quando sagrou-se artilheiro da competição. Qual é a sua meta para 2009?
Vou procurar fazer o maior número de gols possível. Atacante vive de gols. Atacante que não faz gol, não ganha dinheiro, não sobrevive no futebol.

Fonte: Gazeta On Line