Juvenil: Bruno Cosendey promete lutar até o fim e quebrar tabu na Taça GB
Dois jogos separam o Vasco da almejada final do Campeonato Carioca Juvenil. O cruz-maltino precisa vencer o Botafogo no próximo sábado (02) e superar Fluminense ou Volta Redonda uma semana depois para conquistar a Taça Guanabara e o direito de lutar pela quebra de um enorme tabu. O Gigante da Colina, que terminou na segunda colocação em 2011, não sabe o que é levantar a taça do estadual sub-17 desde o ano de 2000.
Para atingir seu objetivo, o clube de São Januário aposta em duas gerações que fizeram bonito nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Os dois últimos títulos cariocas do sub-15 (2011 e 2012) foram conquistados com a participação de jovens nascidos nos anos de 1997 e 1998. Dentre os jogadores da safra que se destacam está o meio-campo Bruno Cosendey.
Na Colina desde 2007, o atleta acumula títulos estaduais com a camisa vascaína. Além de levantar o caneco do Rio de Janeiro no sub-15, o camisa 10 também se sagrou vencedor do estadual mirim no ano de 2009. Cosendey chegou a fazer parte do elenco sub-20 que disputou no início desta temporada a Copa São Paulo.
A experiência adquirida devido a passagem pelo juniores fez o jovem se tornar uma das lideranças do atual grupo sub-17. Na opinião do meia, o elenco juvenil é forte e possui a capacidade de levar o nome do Vasco novamente ao topo no juvenil. Bruno fez questão de frisar o comprometimento de todos os atletas com a camisa cruz-maltina.
- O grupo está muito bem. Isso facilita a vida de todos os jogadores, que vão passar a buscar evoluir junto com ele. O torcedor pode ter certeza que iremos lutar até o fim para trazer essa taça para São Januário. Todos nós que fazemos parte do grupo juvenil estamos focados e querendo quebrar esse "tabu" - afirmou o armador.
A experiência não é o único atributo que faz Cosendey se tornar importante no esquema tático do treinador Cássio Barros. O jovem de 17 anos é o grande responsável pela criação de jogadas, que visam deixar o atacante Caio Monteiro e os meias Marquinhos e Evander em boas condições para finalizar. O bom momento com a camisa do Vasco foi exaltado pelo armador, que já marcou cinco gols na competição.
- Concentração e alegria. São duas palavras que levo comigo para dentro de campo. Não faço nada além do que sei, procuro não inventar e ajudar ao grupo. Quando se ajuda o time, a qualidade pessoal começa aparecer. Dedico esse moento a minha família, que está sempre do meu lado me dando apoio e conversando - disse Bruno.
A primeira das duas batalhas antes da decisão acontecerá no próximo sábado (02/08). No Centro de Treinamento de Itaguaí, às 15 horas, o Vasco enfrentará o Botafogo pela semifinal da Taça Guanabara. O adversário cruz-maltino levou a melhor na fase de classificação. Se superar o alvinegro, os comandados do treinador Cássio Barros enfrentarão Volta Redonda ou Fluminense no último jogo do primeiro turno.
Fonte: Site oficial do Vasco