Categorias de base

Juniores: Algoz na Taça BH, Goiás eliminou o Vasco da Copinha


Elenco do Goiás vice-campeão da Copinha 2013- Foto: Placar


Um dos adversários do Vasco da Gama na primeira fase da Taça Belo Horizonte é uma equipe que vem surpreendendo no ano de 2013 na categoria sub-20. Vice-campeão da última edição da Copa São Paulo e atual campeão do Campeonato Goiano, o Goiás chega a um dos torneios mais importantes da categoria confiante.

Assim como o Gigante da Colina e o Santos, o clube goiano utilizou os últimos meses para reformular e renovar o elenco. Apesar de não contar com alguns jogadores que se destacaram na última edição da Copinha, casos Clayton Salles, Mário Sérgio, Luiz Felipe, Paulo, Eric e Arthur, o alviverde acredita que os substitutos conseguirão dar conta do recado.

O goleiro Paulinho, o lateral-direito Andrezinho, o volante Túlio e os meias Murilo e Liniker são os principais destaques do time Esmeraldino. Três dos citados já tiveram algum tipo de contato com o time profissional. Quem mais recebeu oportunidades na equipe do técnico Enderson Moreira foi Liniker, que terá o prazer de vestir a camisa 10 do Goiás na Taça Belo Horizonte.

Para entender um pouco mais sobre o atual momento do alviverde no sub-20, o Blog Meninos da Colina conversou com Cassius Hartmann, gerente executivo das categorias de base do Goiás. Durante o bate-papo, o dirigente revelou qual é a expectativa do clube goiano para esse importante campeonato e destacou a qualidade das equipes do Grupo D.

BATE-PAPO EXCLUSIVO COM CASSIUS HARTMANN, GERENTE DA BASE DO GOIÁS

O que o senhor poderia falar sobre o grupo que representará o Goiás na Taça Belo Horizonte?

\"É uma equipe que está junta faz um bom tempo, cerca de seis anos. O ápice dessa equipe se iniciou em 2012 e acredito que irá até 2014. Muitos atletas que disputaram a Copinha são nascidos em 94 e possuem mais um ano de categoria. O que aconteceu na Copa São Paulo foi a junção das nossas gerações 93, 94 e 95, que são muito fortes. Após a Copa São Paulo nós praticamente desmontamos esse time. Esse time que vai jogar a Taça Belo Horizonte não tem o Clayton Salles, não tem o Eric, não tem o Luiz Felipe, não tem o Mário Sérgio, não tem o Paulo, não tem o Arthur e não tem o Lineker. Todos esses atletas estão no time principal, alguns deles no time titular. A gente está refazendo essa equipe, está reestruturando com atletas nascidos em 95. Vai ser uma equipe totalmente nova\".

O senhor acredita que o Goiás pode repetir na Taça Belo Horizonte o mesmo desempenho da Copinha?

\"Acredito que sim. Base é muito complicado. Às vezes você está num dia bom, num momento bom, mas outras vezes isso não acontecem e os meninos acabam oscilando. Eles oscilam durante um jogo, imagina durante um campeonato como esse. É muito difícil a gente prever alguma coisa, é preciso pensar cada partida de maneira individualizada. Nosso objetivo é fazer uma boa estreia contra o Vasco. Sabemos que nosso grupo é forte e acreditamos que a gente pode chegar um pouco mais além. Essa primeira fase é muito complicada, pois iremos enfrentar o Vasco, o Santos e o quarto colocado do último Campeonato Mineiro. É uma chave complicada\".

O que o senhor poderia falar sobre Santos e Vasco, rivais do Goiás na primeira fase? Assim como o Esmeraldino, o Time da Vila e o Gigante da Colina reformularam o elenco sub-20.

\"O Santos está reformulando o time, mas possui muito jogador. Eles possuem três times na categoria sub-20. Eles têm muitos jogadores lá. O Vasco também está se reformulando. A gente ficou sabendo dessa reformulação do Vasco. Aquele time que nós enfrentamos na Copa São Paulo era muito frágil e muito limitado. Nos chamou atenção apenas o Índio que joga no meio-campo e um lateral. Era um time muito abaixo do que precisa ter um Vasco. Sabemos que aquele time não existe mais, muito pelo contrário, acredito que o Vasco terá um time muito mais forte na Copa BH\".

O Vasco vai contar com alguns atletas que estavam no profissional nesta competição. O Goiás também adotou essa estratégia?

\"A gente fez o contrário. A gente subiu alguns jogadores e ninguém desceu. Só desceu o Paulo porque é goleiro e precisa jogar. Nossa função é justamente essa. Temos que subir os atletas e fazer com que eles sejam valorizados lá em cima. Não fizemos questão de pedir ninguém\".

JOGADORES DO GOIÁS INSCRITOS NA TAÇA BH



Com informações do Programa \"Só dá Base/Só dá Vasco\".

Já curtiu a FanPage do Blog Meninos da Colina?


Por Carlos Gregório Junior

Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.

Fonte: -