Futebol

Juninho Pernambucano: "Me sinto punido"

Acompanhado por representantes do departamento jurídico do Vasco, Juninho chegou à sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva na tarde desta sexta-feira. O jogador será julgado sob acusação de conduta imprópria no processo de coleta de urina para o exame antidoping após a partida contra a Ponte Preta, em 23 de setembro, pela 26ª rodada do Brasileirão. Apesar de confiante na absolvição, ele não escondeu sua contrariedade com o episódio.

- De qualquer forma já me sinto punido. Punido moralmente por ter de vir aqui explicar algo que não fiz. Isso já é uma punição. Meu nome foi manchado na França, foi ligado a doping, algo que nunca fiz. Esperava um dia vir aqui, mas para ajudar o futebol brasileiro - disse ao chegar ao STJD.

Juninho foi denunciado nos artigos 2.3 e 2.5 do Regulamento de Controle de Dopagem da CBF/2012, que discorrem sobre recusa a fazer o exame ou falta de justificativa válida para realizá-lo e adulteração de componente do mesmo, que ferem a chamada \"Cadeia de Custódia\", cuja pena varia de uma advertência a dois anos de suspensão. O jogador ainda pode pegar um gancho de uma a seis partidas por responder ao artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o que pode praticamente encerrar a temporada.
No mesmo julgamento, o Vasco poderá ser responsabilizado por “deixar de cumprir a obrigação legal e o regulamento, geral ou especial, da competição”, com base no artigo 191, incisos I e III do CBJD. A punição prevista em caso de condenação é de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Fonte: ge