Futebol

Juninho está perto de igualar melhor ano pelo Vasco

A partida entre Sport e Vasco, marcada para as 19h30 desta quarta-feira, terá um ingrediente especial. Juninho Pernambucano fará a primeira partida contra o clube que o revelou desde que voltou ao futebol brasileiro. Apesar de ser lembrado e tratado com carinho pela torcida na Ilha do Retiro, o meia é uma ameaça para os donos da casa. Juninho faz grande temporada e tenta, aos menos, igualar o melhor desempenho de sua carreira com a camisa do Vasco.

Em 2012, Juninho está próximo de empatar e até superar os melhores números em todas as suas passagens pelo Vasco. Na temporada de 1996, foram 57 jogos e 13 gols marcados pelo atleta. Neste ano, o camisa 8 soma 31 jogos oficiais e nove gols até o momento.

O retorno de Juninho à casa com a camisa do Vasco é uma oportunidade para que ele mostre que o empate com o Corinthians em São Januário e a tentativa frustrada de alcançar a liderança já estão no passado. E a chance será justamente contra o time que o revelou.

Pelo Sport, Juninho disputou 80 jogos, marcou dois gols, e conquistou o Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste, ambos em 1994. O meio-campista chegou ao clube com 16 anos. Após quase três temporadas na base, ele estreou na equipe principal em 11 de novembro de 1993, entrando no decorrer do segundo tempo do empate por 0 a 0 com o Fluminense.

Suas atuações com a camisa do Sport chamaram a atenção de grandes clubes brasileiros. Até o Flamengo pensou em contar com o seu futebol através do ex-presidente Luiz Augusto Velloso, mas Juninho se transferiu para o Vasco. Mesmo com todas as dificuldades, conseguiu se tornar uma peça fundamental e ídolo do Cruzmaltino.

Após sucesso na França - com sete títulos nacionais pelo Lyon - e passagem de dois anos pelo futebol do Qatar, Juninho aceitou proposta do Vasco para voltar ao Brasil em 2011. Neste ano, o Sport tentou contratá-lo, mas o meia preferiu continuar no Cruzmaltino. Nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, acontece o reencontro.

Fonte: UOL Esporte