Futebol

Jumar não atribui o empate a desgaste físico e elogia preparação

Na luta para conquistar os dois títulos que ainda disputa no fim de 2011, o Vasco empatou em 1 a 1 com o Universidad de Chile, no jogo de ida. Na volta, uma vitória ou empate com dois ou mais gols classifica o Gigante da Colina, derrota ou empate sem gols classifica os chilenos. Empate em 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Um fator que foi apontado como muitos para o mau resultado foi o desgaste físico de seu elenco. Era possível ver, após o fim da partida, vários jogadores sentados no gramado, extenuados após a partida. Entretanto, esse desgaste não é unanimidade dentro do elenco.

Em entrevista ao repórter Hugo Lago, da Super Rádio Brasil, Jumar, volante do Vasco, analisa a dificuldade da partida frente à qualidade do time andino e não atribui o empate ao desgaste físico, frisando o bom trabalho de preparação física desenvolvido no Cruzmaltino:

- A gente sabia que ia encontrar dificuldades. Fizemos um gol no primeiro tempo e sabíamos que os caras iriam vir para cima pelo menos para tentar o empate. Agora é manter o foco, entrar concentrado, trabalhar bem essa semana. Temos uma semana para trabalhar [para a volta contra o Universidad], mas nesse intervalo temos jogo domingo, vamos nos concentrar para domingo. E para quarta-feira que vem é procurar dar o máximo e fazer melhor do que o que a gente fez aqui.

Jumar não colocou o desgaste físico como o principal vilão do empate:
- Acho que não. A gente vem trabalhando forte desde o começo do ano. A equipe está preparada para essa maratona. Agora é trabalhar e descansar bem para que na quarta a gente possa entrar e conseguir a classificação. O foco agora é o brasileiro, onde vamos entrar e procurar fazer o melhor também.

Sobre o aliado para combater o desgaste tanto físico quanto emocional, Jumar declarou:
- A gente tem que procurar descansar e estar concentrado também bem fora de campo, saber o que faz fora, para que quando chegar dentro de campo, isso não pesar. A equipe está consciente do momento que está vivendo, sabe das dificuldades em que está, mas agora temos que ter atenção e tentarmos manter esse trabalho forte que a gente vem tendo.

O Fluminense, adversário da decisão do domingo, também foi analisado por Jumar:
- É um time de muita qualidade. É um clássico. A gente sabe das dificuldades que vai encontrar. A gente tem que ter atenção em todos os minutos do jogo.

Fonte: -