Outros Esportes

Judô: Vasco fica na 3ª colocação no Torneio de Abertura 2023

Foi dada a largada da temporada de 2023 do Judô Rio! E foi uma largada com o Judô Comunitário Instituto Reação levantando mais um título. Depois de ter vencido as classes Sênior, Sub-21 e Sub-18 na véspera, o Reação conquistou o Torneio de Abertura ao ganhar a classe Sub-15 neste domingo, 19 de março, na Arena Carioca 1 (Parque Olímpico da Barra da Tijuca). Na outra disputa do dia, pela classe Sub-13, foi o Impacto Fight School que levou a melhor.

Para chegar ao triunfo na classe Sub-15, o Instituto Reação ganhou 5 ouros, 2 pratas e 5 bronzes, terminando à frente de Clube de Regatas do Flamengo (4-3-3) e Impacto (1-3-3). Por sua vez, a jornada vitoriosa do Impacto na classe Sub-13 teve 3 ouros, 2 pratas e 5 bronzes, com o Instituto Reação (3-0-3) e a Associação Budokan Judô Karate Clube (2-1-1) vindo na sequência. No geral, o topo do quadro de medalhas foi ocupado pelo campeão Instituto Reação (27-18-33), Flamengo (16-14-21) e Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (8-6-13).

Além das medalhas e troféus, o Torneio de Abertura distribuiu vagas para o Campeonato Brasileiro da Região III, que será realizado no Espírito Santo no fim de semana dos dias 1 e 2 de abril. Além dos anfitriões, o Rio de Janeiro terá como adversários as seleções de Minas Gerais e da Bahia. Diretor Técnico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, o sensei Leonardo Lara é só otimismo com a equipe que representará o Judô Rio no evento:

“O Judô do Rio de Janeiro tem um nível técnico muito alto, mesmo que alguns atletas não possam ir ao Campeonato Brasileiro Regional por estarem em viagem com a seleção. Nós nunca perdemos o Brasileiro da nossa região, e com certeza desejamos ganhar mais uma vez. Não só ganhar a competição geral, mas também cada classe individualmente. E, quem sabe, conseguir superar o nosso recorde de medalhas de 2022”.

Um dos atletas já confirmados na seleção do Rio de Janeiro no Brasileiro Regional é Marcelo Gomes, vencedor da categoria Médio (90Kg) na classe Sênior do Torneio de Abertura. Recém-chegado ao Flamengo para a temporada de 2023, Marcelo Gomes parece estar incorporando rapidamente o espírito do Judô Rio e já se sente em casa:

“Essa energia que o Rio de Janeiro tem é muito especial para mim. O Brasileiro Regional é um evento gigantesco, com os melhores do país, e poder representar o Rio nesta competição é de extrema importância”.

A lista final de representantes do Judô Rio para Campeonato Brasileiro Regional será definida durante esta semana. Veja, abaixo, os quadros de medalhas e os resultados individuais das classes Sub-13 e Sub-15 do Torneio de Abertura.

Fonte: FJERJ